Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 8 de setembro - Aniversário de Vitória

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

8 de setembro - Aniversário de Vitória

Vitoria, a capital do Estado do Espírito Santo, é localizada numa ilha de mesmo nome e se caracteriza por sua beleza deslumbrante e sua modernidade. Seu encanto inspirou denominações como "Ilha do Mel", "Ilha de Santo Antônio", "Ilha de Nossa Senhora da Vitória", "Cidade Presépio" e "Delícia de Ilha".
Fundada oficialmente em 8 de Setembro de 1551, Vitória é uma das 10 cidades mais antigas do Brasil. Ao mesmo tempo, Vitória está se tornando uma cidade muito moderna e tem muito a oferecer: praias, vida noturna, bons hotéis de categoria internacional, excelentes restaurantes e um belíssimo shopping. Isso tudo faz da cidade um dos endereços da qualidade de vida no país.
O centro da cidade guarda muito de sua história nas construções coloniais, nos antigos fortes e igrejas e nas várias tradições seculares que são ainda hoje cultuadas pelo capixaba, como a torta típica de frutos do mar, chamada "Torta Capixaba" (a qual contém como ingredientes básicos : bacalhau, peixe e crustáceos), a popular banda de "congo" e artesanatos locais como as famosas panelas de barro.
Vitória está localizada na latitude 20º19'09" sul e longitude 40º20'50" oeste de Greenwich e tem 81.0 km² de área. O fuso horário local é GMT - 3.
Sua geografia é caracterizada por sinuosidades, recortes, afloramentos rochosos, encostas, baía e canal. Grande parte de seu charme e de sua beleza, entretanto, vem do fato dela ser a maior de um arquipélago de outras 33 ilhas.
A cidade é o centro da área metropolitana de mesmo nome e tem 1.3 milhões de habitantes, o que representa aproximadamente 40% da população total do estado do Espírito Santo.
O azul do mar e o verde das montanhas sob o brilho do nosso sol tropical constituem os ingredientes básicos da receita que produziu uma cidade que não poderia ter outro nome : Vitória!
Vindo para Cá
Graças à sua localização, Vitória é uma cidade de muito fácil acesso.
Não importa se você pretende vir para cá a pé, de ônibus, de trem, de carro próprio, de avião, de navio, iate ou veleiro, Vitória te aguarda de braços abertos e com uma variedade de opções pelas quais você pode chegar até ela.... !
Para facilitar o planejamento de sua vinda, relacionamos abaixo algumas orientações que poderão lhe ser úteis quando estiver vindo para cá.

De avião

Se você estiver vindo de alguma cidade do Brasil, não terá dificuldade em conseguir vôos domésticos para Vitória, pois a cidade é servida pelas principais companhias aéreas do país (VARIG, RIOSUL, VASP, TRANSBRASIL, NORDESTE e TAM).
Se você estiver vindo de outro país, provavelmente precisará fazer uma conexão em Belo Horizonte , Rio de Janeiro ou São Paulo . Esta última parte de sua viagem não deverá ser muito cansativa pois existem vários horários de vôos chegando a Vitória a partir das capitais vizinhas e a viagem não dura mais que uma hora e meia.
Vitória só tem um aeroporto, chamado Eurico Salles e também conhecido como "Aeroporto de Goiabeiras".
Você pode usar a Internet para planejar melhor sua viagem visitando os sites das companhias aéreas que servem a cidade. Em alguns destes sites você encontrará todos os horários e as conexões necessárias para chegar a Vitória vindo de qualquer uma das principais cidades do mundo.

De trem

Existe um trem de passageiros, da Companhia Vale do Rio Doce, que faz uma viagem diária de Belo Horizonte (MG) para Vitória e vice-versa. O trem é equipado com equipamentos modernos de comunicação e segurança, mas a viagem não é muito rápida uma vez que o roteiro inclui várias cidades do centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Existem três tipos de bilhete para a viagem de trem: primeira classe, segunda classe e classe executiva. Os bilhetes de segunda classe dão acesso a vagões mais simples e baratos e os vagões de classe executiva são os melhores e mais caros.
A passagem de trem é relativamente barata, portanto recomendamos que compre um bilhete para a classe executiva, especialmente porque os vagões desta classe são os únicos equipados com condicionadores de ar e isto pode ser um item muito importante se considerarmos que a viagem é durante o dia, sob o sol, e o trem passa durante todo o percurso por outros trens de transporte de minério.
Durante a viagem você pode fazer suas refeições no vagão restaurante. A viagem de Belo Horizonte até aqui começa de manhã bem cedo e termina por volta das 21h00, portanto você terá um dia inteiro para descansar, conversar, fazer novos amigos, ler e apreciar a paisagem.

De carro

A BR-101 corta Vitória, vinda do Rio de Janeiro (RJ) ao sul e indo para Salvador (BA) ao Norte. o Rio fica a 521Km daqui e Salvador fica a cerca de 1200 km de distância. Vinda do oeste chega a BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte (MG) num percurso sinuoso de 524km que atravessa a famosa Serra do Mar. Se você vem do sul do estado, tem ainda a opção de uma rodovia estadual litorânea, chamada Rodovia do Sol, que lhe oferece kilômetros e kilômetros de paisagens deslumbrantes.

Chegando em Vitória

Se você vier de avião e conseguir um lugar ao lado da janela, a imagem abaixo é um exemplo do que você verá quando estiver chegando aqui, antes do avião pousar ...!
Vista aérea de Vitória
Vista aérea de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.