Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 10 de Julho - Dia do Truco

quinta-feira, 10 de julho de 2014

10 de Julho - Dia do Truco

Tudo começou com um jogo sem muita empolgação que, ao longo dos anos, foi sendo adaptado até chegarmos às regras atuais; estas, como não poderia deixar de ser, continuam sofrendo variações e mais variações.
O truco, criado na Inglaterra no século XVII, foi motivo de grandes apostas e muitas dívidas geradas entre seus adeptos.
Após ter caído em descrédito e em total esquecimento durante algumas décadas, o jogo volta a ser praticado no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, onde ganha novos nomes e novas regras.
É possível que ele tenha chegado primeiro à França, devido aos nomes que passou a receber.
Na França era chamado de Truc, que significa "truque".
Na Espanha, recebeu a adaptação ao espanhol e passou a chamar-se truco (nome que utilizamos no Brasil), palavra que também designa "truque".
O jogo só chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses e pelos imigrantes, onde tomou formas "abrasileiradas" e de grande aceitação popular.
Durante muito tempo foi um jogo apenas de caboclos, mas depois caiu no gosto de muitas pessoas o que acabou por tornar o jogo um dos mais praticados no país, com cerca de três milhões de jogadores.
Em novembro de 2000, o Jogo de Truco Brasileiro foi idealizado.
Nesta mesma época, grandes jogadores de truco estavam desafiando-se a desenvolver o melhor jogo de truco do mundo.
Como se isso não bastasse, a idéia de jogar truco pela Internet também estava sendo desenvolvida.
Em seu primeiro lançamento em fevereiro do ano seguinte, o JTB alcançou níveis de popularidade extraordinários e impressionantes.
Na época, poucos acreditavam que o JTB poderia chegar onde chegou, expandindo-se pela Internet e conquistando jogadores dos quatro cantos do mundo.
Fonte: Prefeitura de São Paulo ; Clube do Truco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.