Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 02 de Julho - Dia do Hospital

quarta-feira, 2 de julho de 2014

02 de Julho - Dia do Hospital

Decreto Nº 50.871, 27/06/1961

Não é preciso ir longe para saber da importância das instituições homenageadas neste dia. Os hospitais, em meio a uma rotina repleta de agitações, salvam vidas, e por isso são alento para tantas pessoas.
Apesar do importante papel social dos hospitais, a realidade do sistema hospitalar brasileiro não é das melhores, principalmente levando-se em consideração os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Teoricamente, segundo a Constituição Brasileira, a "saúde é direito de todos e dever do Estado", garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
O que se verifica, na prática, é a precariedade dos leitos, a falta de profissionais (ou pior: a presença de profissionais mal pagos e desestimulados) e a escassez de verbas destinadas à manutenção em geral dos hospitais brasileiros. Essa é a realidade da rede pública de saúde. Mas engana-se quem pensa que a rede privada está a salvo de um quadro penoso: sucumbem sob tributos, taxas e tarifas públicas, dissídios de funcionários, reajustes nos preços de materiais e insumos, dolarização dos preços de equipamentos, aporte de investimento em novas tecnologias, pagamento aos fornecedores com o tempo inferior ao recebimento pelos serviços prestados. Não há qualquer política voltada aos hospitais privados no SUS.
A Federação Brasileira de Hospitais, fundada em 1965, é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, única a ter como finalidade primordial a representação da rede hospitalar brasileira, composta por 6.895 hospitais, sendo 4.561 hospitais privados (lucrativos e filantrópicos) e 2.334 hospitais públicos. A FBH é reco-nhecida pela justiça como substituta processual de todos os hospitais do Brasil, em decisão transitada em julgado. Tem como missão congregar os hospitais, estabelecendo diretrizes práticas e políticas que impliquem fortalecimento empresarial e otimização de resultados da rede hospitalar nacional. Os hospitais são patrimônio da nação e do povo brasileiro e nossa missão é preservar este bem.
Fonte: Saúde Business ; DataSUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.