Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dia de São Pedro - Encerrando as Festas Juninas

domingo, 29 de junho de 2014

Dia de São Pedro - Encerrando as Festas Juninas

Pula a fogueira iaiá! As quadrilhas, as bandeiras coloridas, o pé de moleque e muito mais. A festa, tão tradicional em todo o Brasil, tem suas origens na Europa e ainda é celebrado no velho continente.



Os festejos europeus comemoram o solístico de verão, o dia mais longo do ano, com ritos pagãos influenciados por tradições cristãs. O evento acontece na passagem do dia 21 para o 22 de junho no hemisfério norte (no hemisfério sul o solstício de verão é no dia 21 de dezembro). No entanto, em vários países, a data da celebração foi trocada para 23 e 24 para coincidir com o dia de São João. A festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, com o tempo, foi adquirindo características regionais até se tornar bem brasileira. Outras duas datas-chave por aqui são as comemorações de Santo Antônio (13) e São Pedro (29), sendo que o primeiro é muito lembrado pelas meninas casadoras, que na noite do santo lançam mão de todo tipo de simpatia para laçar seu amado.

O evento ainda tem muita força na Europa e, em alguns países, é o feriado mais importante do ano.

Hoje encerra-se o último dia de festa com a comemoração a São Pedro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.