Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 24 de junho - Dia Mundial do Leite

terça-feira, 24 de junho de 2014

24 de junho - Dia Mundial do Leite



O Dia Internacional do Leite é celebrado no dia 24 de Junho, data em que é lembrada a importância desse alimento que tem papel fundamental na nutrição do ser humano desde a infância.

Origem do Dia Internacional do Leite

O Dia Internacional do Leite foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação no ano de 2001, tendo como objetivo mostrar a importância para a população do consumo do leite e seus derivados para manter uma dieta equilibrada.

Importância do Leite na Nutrição Humana

O leite tem papel fundamental na nutrição e desenvolvimento do ser humano e de todos os mamíferos. Sendo que na infância o aleitamento materno é considerado como o alimento mais importante para bebês, pois contém todas as vitaminas e componentes que ajudarão no desenvolvimento e crescimento da criança.

Fonte de Cálcio

O leite é reconhecido como uma fonte importante de cálcio para o organismo, sendo que esse é o mineral responsável pela formação e fortalecimento dos ossos.

O cálcio presente no leite é de fácil absorção no organismo do homem, além disso, está presente em grande quantidade, o que segundo nutricionistas, torna o leite grande fonte desse mineral, por isso existe uma recomendação de consumo desse alimento quando existe um nível baixo de cálcio no organismo, situação que afeta grande parte da população mundial.

Controvérsias Relacionadas ao Leite

Mais recentemente algumas controvérsias envolvendo o consumo de leite por pessoas adultas começaram a tomar forma, uma vez que o ser humano é o único mamífero que continua a tomar leite mesmo em fase adulta, que segundo alguns pesquisadores poderia prejudicar o organismo, que talvez não esteja preparado para transformar esse alimento dentro do organismo, fazendo com que seja gerado intolerância e possíveis doenças, porém não existem ainda dados precisos que possam confirmar essas controvérsias.

Leite da Vaca x Leite de Caixinha

Muitas pessoas quando visitam alguma zona rural ou propriedades onde exista a criação de gado, e também moradores desses lugares aproveitam para beber o leite direto após a ordenha, porém os especialistas indicam que esse leite tirado direto da vaca somente deve ser consumido caso existam condições de higiene que permitam evitar qualquer tipo de contaminação, que pode ocasionar doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.