Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de Junho - Dia Mundial da Energia Eólica

domingo, 15 de junho de 2014

15 de Junho - Dia Mundial da Energia Eólica

A energia eólica é a conversão da energia de vento em uma forma mais útil de energia, como eletricidade. É uma fonte renovável de energia que ajuda a reduzir a poluição da atmosfera da Terra.
A energia eólica é a energia obtida a partir do vento, ou seja, a energia cinética gerada pelo efeito das correntes de ar, e é transformada em outras formas úteis para as atividades humanas.
No final de 2009, a energia eólica fornecida era cerca de 1,3% do consumo de eletricidade do mundo. A energia eólica é amplamente utilizada em países da Europa e, mais recentemente, nos Estados Unidos e Ásia. A energia eólica para aproximadamente 19% da geração de eletricidade em Dinamarca, 11% em Espanha e Portugal, e de 9% na República da Irlanda.

Como funciona

Estações de energia eólica usam o vento para girar uma turbina que transforma um ímã dentro de uma bobina (um tipo de gerador). O vento tem energia cinética (energia de movimento), que é transformada em energia mecânica pelas lâminas na turbina. A turbina então se vira um gerador que gera energia elétrica ( voltagem ). A turbina é normalmente ligada por uma caixa de velocidade para ajudar a controlar a velocidade que liga o gerador.

Vantagens

Usinas eólicas têm a vantagem sobre Centrais térmicas como eles não produzem quaisquer gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono e vapor de água. Eles também não produzem gases que ajudam a tornar as chuvas ácidas, tais como dióxido de enxofre.

Desvantagens

Usinas eólicas devem ser cuidadosamente colocadas. Elas devem estar em posições cuja o fornecimento seja constante de vento.
Fonte: simple.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.