Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Infográfico mostra o aumento do nível do mar

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Infográfico mostra o aumento do nível do mar

Riscos da elevação dos mares: Com a mudança climática da Terra, causada por diversos fatores alheios ou não às atividades humanas, a elevação dos mares é inevitável. Embora outros fatores sejam contribuintes para que haja essa elevação, a principal delas é o aquecimento global, sem dúvidas.

Embora seja um tema já amplamente discutido, a preocupação tem sido grande porque existem diversas atividades e lugares que estão ameaçados com o aumento do nível do mar.


Como o nível do mar se eleva? Com o aumento da temperatura, há um aumento da quantidade de água no oceano, muito pelo derretimento das calotas polares. Este aumento do oceano faz com que haja aumento do espaço que a água vai ocupar. Como a natureza não estava projetada para isto, haverá inundação de diversos locais e isso fará com que países quase inteiros, ilhas, cidade, animais de diversas espécies desapareçam.

Quais locais correm risco de desaparecer? Segundo estatísticas, mais de 50% da população mundial vive próximo ao mar, este é o maior risco, pois, principalmente nos locais mais vulneráveis, tudo poderá sumir do mapa. Estudos indicam que ainda neste século o mar pode se elevar até 2 metros, fazendo uma completa varredura de alguns locais, tais como as Ilhas Maldivas, Veneza, Delta do rio Mississipi (Estados Unidos), Tuvalu, Roterdã (Holanda), o famoso Rio Nilo, no Egito e até Copacabana está em risco.

Além desses locais, existem muitos outros que estão ameaçados, como Bangladesh, que pode sumir 80% do mapa, junto com diversas espécies de animais. Esses dados são preocupantes, pois, a tendência é que o mar se eleve ainda mais.

Soluções: Para frear o aumento do nível do mar, cientistas têm se empenhado em encontrar diversas maneiras para que a humanidade não tenha um impacto muito grande. As ideias vêm sendo incorporadas como medidas para governos de muitos países, que estão se preocupando com o futuro da economia de seus territórios, com isso, muitas medidas de prevenção serão tomadas nos próximos anos. Aliado a isso, uma boa conscientização deve fazer parte da educação do mundo todo, assim, todos podem contribuir para amenizar os riscos da elevação dos mares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.