Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Saúde - Qual a postura correta de se sentar?

sábado, 5 de abril de 2014

Saúde - Qual a postura correta de se sentar?

Se preocupar com a postura e controlar a maneira com que anda se sentado pode se uma tarefa bem simples, e que com certeza fará toda a diferença na sua saúde. Existem de fato muitas dicas espalhadas pela web sobre postura, mas decidimos selecionar aqui apenas algumas das mais importantes e que vão lhe trazer resultados mais rápidos.

Como manter a boa postura sentado?

Os móveis

Pode parecer estranho, mas na minha opinião tudo começa com a escolha de seus móveis de trabalho. É muito importante escolher uma cadeira confortável e que tenha todos os ajustes de costas, altura e encostro dos braços. É bom também tirar a medida da altura de sua mesa (caso já possua uma) para averiguar se a cadeira será capaz de se ajudar a ela. Caso vá comprar uma mesa também, deve seguir os mesmos critérios da compra da cadeira, avaliando bem cada componente que pode influenciar na sua postura quando estiver trabalhando.

Neste artigo tem um texto muito bom sobre como deve ser a sua cadeira ideal. Leia obrigatoriamente!

A postura

Depois de ajustar a cadeira de forma que os joelhos fiquem no mesmo nível das coxas, quando os pés tocarem o chão. Não cruze as pernas. As costas devem ficar em posição ereta e coladas no encosto da cadeira. Esse encosto deve ser de tal forma, que mantenha a curvatura lombar na região inferior das costas. Mesmo que a cadeira seja um primor em ergonomia, a permanência nessa durante muito tempo, gera dores por todo o corpo.

Veja uma sequência de cartazes legais que mostram a melhor maneira de se sentar.

Fonte da imagem: http://www.blog.mcientifica.com.br/


Neste artigo você pode estudar mais detalhadamente todos os aspectos para uma
boa postura. Vá ler agora mesmo e veja onde você esta errando, e conserte agora!

Depois de ler os dois textos mostrados até aqui, deixamos algumas dicas legais para melhorar ainda mais a sua postura.
  • Não cruze as pernas (eu sei, eu estava com as minhas cruzadas, e talvez você também!) e deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão. Mas é importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão.
  • Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente;
  • Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna, a lordose deve existir mesmo sentado e ao ser observado lateralmente a coluna deverá formar um suave S;
  • Chegue seus ombros levemente para trás de modo que as escapulas fiquem bem apoiadas no gradil costal;
  • Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;
  • Olhe para o horizonte e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler, se isto for preciso compre um suporte de livros.
E isso é tudo, gente. Esperamos realmente que este post seja útil e que possa lhe ajudar a melhorar a sua postura, eliminar as dores chatas nas costas e pescoço e, claro, melhorar muito a sua qualidade de vida! Isso é muito importante, pois quanto melhor for a sua saúde, melhor serão os seus resultados e você sempre sairá ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.