Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 26 de abril de 1500 - A Primeira Missa no Brasil

sábado, 26 de abril de 2014

26 de abril de 1500 - A Primeira Missa no Brasil

A Primeira Missa em 1500
A celebração da primeira missa no Brasil, deu-se no domingo de Páscoa, a 26 de abril de 1500 , quando fincaram a Cruz no chão macio de um banco de areia em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. Esta cerimônia seria a primeira de tantas, que desde então, foram celebradas, neste, que veio a tornar-se o maior país católico do mundo.
Disse Pero Vaz de Caminha, na Carta a El-Rei, em primeiro de maio de 1500:“…E quando veio o Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós… e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção. Enquanto dois carpinteiros separavam um enorme tronco para a feitura da Cruz, os índios, uns oitenta ou mais, ta garelas, estorvantes, rodeavam os marinheiros em seus afazeres, olhando pasmos o efeito do fio do ferro na árvore.
Da mata próxima vinham os barulhos da bicharada, o ruído forte dos papagaios, dos bugios, e de uma poucas pombas rolas“.
O Frei Henrique de Coimbra oficiou-a todo paramentado, enquanto a tripulação congregava-se na praia as voltas do altar. Tomavam posse daquela Ilha de Vera Cruz, em nome do rei de Portugal e da santa fé católica. Os nativos, dóceis, se portaram de tal modo que Caminha convenceu-se da fácil conversão deles no futuro. Um par de padres, dos bons, escreveu ele ao rei, bastava”.
Assim teve início a história do nosso país: embaixo de uma cruz .O primeiro e mais importante ato foi realizado cinco dias após a chegada dos portugueses aqui: a celebração do santo sacrifício da Missa . O sangue do cordeiro , o único e eterno sacrifício aceito pelo Pai, já era oferecido nesta Terra de Santa Cruz, há 508 anos.
Começamos Bem! Iniciamos sob o signo da cruz e oferecendo o preciosíssimo corpo e sangue de Jesus ao Pai, na Santa Missa o descobrimento, bem antes desta terra ter sido banhada por qualquer outro sangue, ela foi consagrada pelo Sangue bendito do Filho de Deus oferecido sobre o altar naquele memorável 26 de abril de 1500.
É por isso que somos um povo cheio de esperança. Porque iniciamos embaixo da cruz. Iniciamos no local da vitória.
Como o inimigo foi vencido na cruz , aqui chegará o dia em que ele finalmente será banido e teremos o reino definitivo da Cruz . O que iniciou com a Cruz haverá de terminar também com a vitória definitiva dela.
Portanto, ao olhar para Jesus, não devemos jamais esquecer o que Ele afirmou: “…quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim” (Jo 12,32).
Haverá um tempo que ninguém resistirá esta atração da cruz.
Por isso, mantenhamos a esperança e trabalhemos para que isto aconteça o mais breve possível. “Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça”. (2Pd 3,13)
Fonte: www.slideshare.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.