Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 23 de Abril - Dia do Escotismo

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de Abril - Dia do Escotismo

O Fundador do Escotismo
Em 22 de Fevereiro de 1857, nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smit Baden Powel, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, primeiro como herói militar e mais tarde como o fundador do Movimento Escoteiro.
O menino Robert, fez seus estudos em escolas públicas, onde era querido por todos. Quando terminou seus estudos secundários, Baden Powel (B.P.) entrou para o exército tornando-se oficial de carreira.
Durante a guerra de Transval, B.P. comandou a Guarnição de Mafeking. Mafeking era uma cidade com um importante entroncamento ferroviário cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada durante vários meses e só se manteve graças a inteligência e a coragem de seu comandante, cujas atitudes inspiravam a atuação de seus comandados.
Como dispunha de poucos soldados, B.P. treinou todos os homens válidos da cidade para usá-los como combatentes e para serviços auxiliares: primeiros socorros, comunicações, cozinha, etc.
Organizou um grupo de cadetes com os adolescentes da cidade. A maneira com os jovens da cidade desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade e coragem impressionaram bastante B.P. e anos mais tarde seriam de grande influência na fundação do escotismo.
Como Surgiu o Movimento Escoteiro
Graças a seus feitos na sua vida militar, B.P. tornou-se herói em seu país. Durante uma vigem a sua pátria, B.P. viu alguns jovens usando em suas brincadeiras um livro que ela havia escrito para exploradores do exército que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens.
Conversando com seus amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos onde ensinou uma porção de coisas interessantes como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.
Devido aos bons resultados deste acampamento, B.P. começou a escrever o livro escotismo para rapazes, que inicialmente foi publicado em fascículos e vendidos nas bancas de jornais.
Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro que B.P. organizou e fundou o movimento escoteiro.
Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro.
No primeiro Jamboree, acampamento internacional, realizado na Inglaterra, vinte mil jovens escoteiros presentes aclamaram Baden Powel Escoteiro Chefe Mundial.
Após vários anos de dedicação ao movimento escoteiro, Baden Powell se recolheu a uma propriedade que possuía em Nairobi, na África onde faleceu, na madrugada de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.
Oração do Lobinho
Devemos sempre ensinar e demonstrar aos jovens a importância da oração. É neste momento que conversamos com o Pai. É interessante que se crie o hábito de se fazer a oração de forma espontânea, mas muitas vezes os jovens se sentem inseguros.
Abaixo está a oração do Lobinho, que pode ser uma boa alternativa para as reuniões de Alcatéia :
"Senhor Meu,
ensina-me a ser humilde
e bondoso,
a imitar teu exemplo,
a amar-te com todo meu
coração,
e a seguir o caminho que
há de levar-me para
junto de ti.
Assim seja."
Oração do Escoteiro
Toda reunião Escoteira é iniciada e encerrada com uma oração.
Abaixo está a oração do Escoteiro, que pode ser uma boa alternativa para estas ocasiões :
Senhor
ensina-me a ser generoso,
a servir-Te como Tu o mereces,
a dar sem medida,
a trabalhar sem descanso,
e a não esperar recompensa
senão a de saber que faço a tua vontade.
Assim seja.
 Fonte: www.escoteiro.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.