Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Que tal imprimir a sua casa e morar nela?

terça-feira, 18 de março de 2014

Que tal imprimir a sua casa e morar nela?

Preparem-se, nossas vidas podem mudar dentro de alguns anos e uma grande revolução pode estar a caminho! Você poderá ter a sua casa construída.. quer dizer.. impressa em poucas horas e com o desenho que você quiser.

Essa notícia importantíssima está circulando pela internet nas últimas semanas. Behrokh Khoshnevis, professor de Engenharia Industrial e Sistemas na Universidade do Sudeste da Califórnia e também Diretor de Engenharia de Manufatura tem um grande projeto: imagine poder acabar com o problema de milhares de pessoas que não tem residência fixa, não tem onde morar, imagine poder alocar todas pessoas vitimas de furacões, guerras e desastres naturais em geral, agora imagine poder solucionar estes problemas em apenas 20 horas! Mas como fazer isto? Simples, usando uma impressora 3D!

As impressoras 3D

Elas são usadas hoje em dia para prototipagem de produtos, “artesanatos”, decoração e já chegaram até na medicina, então é óbvio que mais cedo ou mais tarde elas irão chegar a lugares maiores. A ideia é simples, construir uma impressora 3D gigante que possa ser desmontada e transportada para qualquer lugar e, se você pensa que isto é impossível ou que pode levar muitos anos para acontecer, assista ao vídeo abaixo, mas assista inteiro, o melhor está quase no final.
Bom, depois de assistirmos a este vídeo chegamos a conclusão de que a tecnologia já existe, a máquina também já existe e imprime com concreto, estamos muito perto de uma revolução.



Impressão de casas em 3D

Pense em como as casas são construídas hoje, é feita a fundação, constroem-se as paredes, depois quebra-se tudo para colocar encanamento, conduítes e afins e depois se fecha tudo novamente, com este projeto do professor Behrokh Khoshnevis, todas as tubulações são colocadas no momento da construção / impressão, economizando tempo e material e após 20 horas o imóvel está pronto para o acabamento!

As únicas coisas que ainda serão construídas por mãos serão os edifícios

Behrokh Khoshnevis afirma que com a tecnologia que está sendo desenvolvida, as únicas coisas que ainda serão construídas por mãos serão os edifícios, mas uma busca rápida pelo Google já mostram alguns desenhos de impressoras para prédios.

O funcionamento

Assim como nas impressoras 3D tradicionais, o sistema irá distribuir o concreto layer por layer, imprimindo primeiro as laterais e logo em seguida preenchendo o espaço central, garantindo a firmeza e a estabilidade da estrutura.

Durante o processo, e no momento em que o sistema identificar o espaço para colocação de tubos e conduítes, braços mecânicos transportarão as tubulações até os locais e farão este processo, então a impressão com concreto continua.

No projeto de Behrokh Khoshnevis estão previstas construções de até 2 pavimentos e no caso de construções populares ou alojamentos, será possível imprimir diversas casas ao mesmo tempo, tudo dependerá do tamanho do trilho montado para que a os braços mecânicos da impressora se locomovam.

Utilizando este processo, uma única casa ou uma colônia de casas, mesmo que cada uma possua um design diferente, pode ser construída automaticamente em uma única impressão.

Se formos pensar pelo lado do design, será muito mais fácil construir casas com aquele design moderno ou exótico, cheio de curvas e com teto ovalado, não haverá mais limites para a imaginação, e certamente em uma questão de tempo, você mesmo poderá projetar a sua própria casa, seus móveis e quem sabe um dia o seu próprio carro. Nós não duvidamos, e você?

Uma coisa é certa: depois desta, uma grande revolução está por vir.

Simulação de casa com paredes de cantos arredondados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.