Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O que podemos aprender sobre negócios com as mulheres

sexta-feira, 7 de março de 2014

O que podemos aprender sobre negócios com as mulheres


A cada dia vemos as mulheres avançando no mundo corporativo, hoje a ala feminina vem alcançando patamares nunca antes imaginados.

A forma como elas interagem, tem sido alvo de estudos e especulações, pois diferem muito da maneira como a maioria dos homens conduzem suas negociações.

Comportamentos considerados típicos do gênero feminino, podem ser uma vantagem competitiva se incorporados também ao mundo dos negócios.

Warren Buffett, o maior investidor do mundo, utiliza muito o instinto feminino na hora de decidir, sendo este o tema do livro “Warren Buffett – investe como as mulheres” de Louann Lofton.

Qualidades femininas como a capacidade de construir relacionamentos, paciência e colaboração, diferem consideravelmente da abordagem masculina no mundo corporativo, e a forma como estas competências “femininas” tem gerado resultados é inegável.

Pode-se aprender muito com os comportamentos femininos, e assim utilizá-los para o próprio desenvolvimento profissional, vejamos alguns deles:
Compartilhar informações – A tendência em compartilhar informações acerca de um projeto é uma preocupação constante feminina, isto justifica-se pela intenção de nivelar o conhecimento para que assim todos possam ter a mesma compreensão sobre o assunto em questão.
Buscar  informações antes de investir  – Uma das premissas básicas da mulher é compreender a fundo o que está investindo, caso não exista compreensão, ou haja dúvida, dificilmente haverá acordo, por isso elas tendem a fazer mais perguntas.
Considerar o capital emocional – Independente do retorno financeiro, elas também realizam uma diligência emocional, analisando variáveis de forma com que estas reflitam também o que realmente acreditam – elas procuram estar ligadas emocionalmente ao negócio.
Negociar de forma direta – Termos técnicos e linguagem burocrática podem dificultar uma conversação fluída, dependendo do conhecimento dos interlocutores. As mulheres preferem utilizar uma linguagem menos complexa preocupando-se assim com o entendimento de todos os envolvidos.
Atenção aos detalhes – Mulheres são atentas aos detalhes. Examinam, buscam e procuram observar o máximo possível em uma negociação.
Estar disposto a ouvir opiniões – Em reuniões ou até mesmo em conversas informais elas são mais propensas a ouvir o que as pessoas tem a dizer, dando espaço para outros  pontos de vista.
 mulheres-de-negocio
Muitos dos comportamentos femininos, estão relacionados a educação que nos foi dada e também a cultura em que estamos inseridos.
Acredito que homens e mulheres tem estilos diferentes de comportamento, nem melhores, nem piores, apenas diferentes. Se soubermos aprender com o que cada um tem de melhor, podemos mudar, transformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.