Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Março – Dia do Filatelista Brasileiro

quarta-feira, 5 de março de 2014

05 de Março – Dia do Filatelista Brasileiro

“A Filatelia tem um lado muito sensível, que deve ser avaliado sobre vários ângulos e contextos...” – Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, Chefe do DEFIP.

Neste dia de 1829, Dom Pedro I assinou o Decreto que organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras questões de importância para o desenvolvimento dos serviços postais. Bastante amplo, é o primeiro regulamento postal exclusivamente brasileiro, após a Independência do Brasil, pois até então valiam os regulamentos portugueses. Ele estabeleceu novas linhas postais, portes, entre outros, e regulou por muitos anos o tráfego postal. Tal documento possibilitou também que, em 1º de agosto de 1843 (14 anos depois), fosse emitido o primeiro selo postal brasileiro, o “
Olho de boi”.

Segundo país do mundo e 1º das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, o Brasil deve seu pioneirismo ao Imperador D. Pedro II que, sensível às ideias inovadoras, soube vislumbrar no pequeno pedaço de papel, o “Penny Black”, emitido em 06/05/1840, na Inglaterra, uma conquista que marcaria, definitivamente, o destino dos Correios.

Nota: Hoje, sabemos que Nova York emitiu selos em 1842, porém atendiam apenas o perímetro urbano; assim como o de Zurique, de 1843, que também era regional. Dessa forma, o Brasil se destaca na história da filatelia mundial, sendo o segundo país do mundo a emitir selos utilizados com abrangência nacional.

Apesar de ser uma data postal e não filatélica, foi adotada como o Dia do Filatelista Brasileiro. Não é muito comemorada e nem aceita por todos... pois é contestada pelos filatelistas porque não tem ligação direta com a prática de colecionar selos. Já foi muito mais comemorada, há anos atrás...

Entretanto, a referência ao Decreto de 1829 para o Dia do Filatelista se justifica pelo fato de que as medidas de D. Pedro I culminaram com a independência e a organização dos Correios do Brasil. Parece que neste regulamento também se encontra a determinação Real de criar, em todas as capitanias das províncias, uma Administração de Correios...

Em 1969, na cidade de São Paulo, durante um Congresso Filatélico organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo, a data foi oficializada. Tanto que, em 05/03/1975, ocorreu a comemoração do Dia do Filatelista Brasileiro, através da emissão de um carimbo postal lançado no Rio de Janeiro (como mostra a imagem abaixo, recebida de Julio – Filatelia 77, em 15/08/05). 


Em 26/12/1931, houve a fusão da Diretoria Geral dos Telégrafos, resultando na criação do Departamento dos Correios e Telégrafos – DCT, subordinado ao Ministério de Viação e Obras Públicas. Asemissões ordinárias que por maior espaço de tempo conservaram os mesmos desenhos para cada valor de taxa postal, são as que nos meios filatélicos são conhecidas sob a designação de “Vovó” – nome dado devido a sua longa existência: 1920 a 1941.


O sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) data de 1958 e, em 1965, foi criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel. Dois anos depois, criou-se Ministério das Comunicações, o que dá a uma ideia da dimensão que o setor atingia no país... Até 1968, a grande maioria dos selos comemorativos brasileiros tinha impressão em uma só cor, com as mesmas técnicas e deficiências dos selos ordinários. Nesse ano, começaram a ocorrer melhorias significativas no processo de impressão, especialmente no que se referia ao tipo de papel, às técnicas utilizadas e aos mecanismos de segurança contra falsificações.

Em 20/03/1969, o DCT foi transformado em empresa pública com a denominação de Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, que sob novas diretrizes empresariais transformou o antiquado Correio em um dos mais confiáveis do mundo. No mesmo ano, o Brasil inaugurou a primeira estação de comunicação com satélites em Itaboraí, RJ. A partir da criação da ECT, artistas plásticos e desenhistas promissores foram contratados para melhorar a qualidade das nossas emissões comemorativas e a Casa da Moeda do Brasil foi reequipada para garantir uma impressão compatível com o novo padrão, dentre as providências que foram adotadas para incrementar a Filatelia.

Em 1971, houve a edição do Guia Postal Brasileiro com o Código de Endereçamento Postal (CEP). Em 1972 foi criada a Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S.A.) e os primeiros “orelhões” foram instalados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Três anos mais tarde, o Brasil se integrou ao sistema de Discagem Direta Internacional (DDI).

Como decorrência da modernização em sua concepção artística, os selos brasileiros tornaram-se mais atraentes e competitivos, obtendo importantes prêmios internacionais... Paralelamente, nos anos 1980 chegaram ao país os cabos de fibra óptica e, uma década depois, os celulares. Em 1995 foi implantada a internet comercial no Brasil e em 1997 foi criada a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

A Filatelia tem seu valor reconhecido em nosso país pelo Ministério da Cultura que a incluiu na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). No Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual da Cultura possui uma Comissão de Filatelia e Numismática, sendo o único Estado da Federação a ter um órgão deste tipo. A Prefeitura Municipal de São Paulo incluiu a Filatelia em sua Lei de Incentivo à Cultura. Desta forma, pode-se elaborar projetos para obter incentivos fiscais em todos os níveis... A Lei N° 10.923, de 30/12/1990, Art. 2° (artes plásticas, artes gráficas e filatelia).

Em 1997, foram lançados produtos com nova concepção temática visual e tecnológica, como a folha de selos variados da campanha “Criança e Cidadania” e, para as máquinas de auto-atendimento, a cartela de selos auto-adesivos (série “Cidadania”) e as etiquetas de franqueamento. Com a proposta de sempre oferecer selos de significativo apelo temático e artístico, em 1998 a ECT lançou, entre outros, uma folha de selos sobre o tema “EXPO’98 – Oceanos”, e outra para homenagear a “XVI Copa do Mundo”, tendo como tema o Futebol-Arte, demonstrando que a Filatelia sempre está ao lado dos mais importantes acontecimentos do Brasil e do exterior.

2001 – Inauguração da agência dos Correios de Rio do Fogo, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), concretizando-se o ideal de cobertura de 100% dos 5.565 municípios brasileiros à época. No ano seguinte, em 2002, houve o lançamento do Banco Postal.

Em 2004, as principais novidades foram: a aplicação da retícula estocástica na emissão “Preservação dos Manguezais e Zonas de Maré”, proporcionando efeitos de micropigmentação, e o recorte do selo de Natal, em formato de Papai Noel... ou o emitido em 2005, em formato de sino! Em 2009 ocorreu a criação do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para estudo de um novo modelo de serviço postal...

Nota: A escrita pública compõe o mobiliário das agências dos Correios desde o início do século XX. Essa peça tem a finalidade de servir de mesa para os clientes sobrescreverem e colarem os envelopes. Ao longo do século XX, esse móvel teve diversos estilos de design, sendo as agências, atualmente, equipadas com balcões de apoio.

Série de 6 valores iguais emitida em 20/03/1979, “10 Anos da ECT”, Serviços do Correio: Centro de Treinamento, Caixa de Coleta, Centro de Triagem, Rede Postal Noturna, Serviço de Telegrafia e O Carteiro. Yvert: 1355/1360. Scott: 1602/1607. Michel: 1696/1701. RHM: C-1080/C-1085.

Em 1805, foi proclamado em Lisboa o Decreto que instituiu a nova Regulamentação dos Correios...
Com a chegada da Família Real ao Brasil foi decretada a abertura dos portos por Dom João. Os correios marítimos sofreram um impulso considerável e o Brasil pode se comunicar com todo o mundo. Foi criado um serviço postal que começou a funcionar no Passo, residência da Família Real, e o primeiro regulamento postal ocorreu em 22/11/1808... O último regulamento dos Correios no tempo do Império (1888) trazia em um dos seus artigos uma medida importantíssima: o Monopólio Postal...

Em 1798, foi estabelecido o Correio da Corte, onde eram distribuídas as cartas que chegavam de Portugal. Foi o primeiro correio marítimo regular entre Portugal e Brasil. Três décadas mais tarde, o Regulamento da Administração Geral dos Correios, assinado pelo então Imperador D. Pedro I, em 05/03/1829, trazia um capítulo exclusivo sobre o modo de abrir as malas postais e distribuir as cartas. São aspectos que revelam os primórdios da atividade de triagem de objetos postais e que já indicam a importância de se organizar a entrada e saída da correspondência, para facilitar a distribuição.

Um dos artigos, o 40º, descreve, por exemplo, como deveria ser a conferência das cartas que vinham em mala postal: “Abertas as malas, o administrador, com assistência do oficial papelista e do tesoureiro, conferirá as cartas que se acharem com as faturas que as devem acompanhar; separando logo todas as que forem do serviço público, as que vierem seguras ou francas, e finalmente todas aquelas cujos portes não serão recebidos nessa Administração, por deverem ser remetidas aos Correios do seu destino”.

Nos cem anos seguintes, diversos regulamentos e decretos foram publicados para normatizar o serviço postal, incluindo a separação das cartas e encomendas, que se tornava uma atividade cada vez mais complexa. Em 1925, por exemplo, o Brasil adotou o franqueamento mecânico de correspondências, que teve início no Rio de Janeiro. As primeiras máquinas eram de fabricação inglesa da Universal Postal Frankers e imprimiam os valores dos selos de 20 até 1.000 réis, que vigoravam à época. Diversos tipos de balanças foram utilizadas pelos Correios para pesar correspondências e possibilitar a determinação do preço de acordo com tabela específica de tarifas. Exemplo disso, foi a aquisição de balanças Filizola desenvolvidas sob medida, nas quais o mostrador apresentava os valores e respectivas categorias de objetos postais.

A grande mudança ocorreu em 1934, já no período do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT, quando foi iniciado o uso de um dos primeiros sistemas de triagem mecanizada do mundo. Começou a funcionar no País a “Transorma” – primeira máquina de triagem semi-automática de correspondências, a qual continha uma espécie de fotocélula com leitor óptico que conseguia identificar números. Até chegar às atuais máquinas em operação nos Centros de Tratamento de Cartas – CTC, a triagem mecanizada evoluiu muito e, com o avanço da tecnologia, houve o aperfeiçoamento da atividade profissional dos Operadores de Triagem e Transbordo – OTT.

Em 1837, o inglês Rowland Hill fez um trabalho sugerindo a reforma da administração postal do Reino Unido. Uma de suas sugestões era que a postagem das correspondências fosse pré-paga pelo remetente, o que não acontecia naquela época. Por sua ideia pioneira, Hill é considerado inventor e “Pai do Selo Postal”.

6 a 13 de maio – Semana da Filatelia: Trata-se das mesmas razões acima. Também podemos agregar a essa data o fato de que no dia 11/05/1852 foi feita a primeira ligação oficial do telégrafo elétrico, Código Morse...

03/05/1990 – Bloco 150 Anos do Primeiro Selo Postal do Mundo, One Penny Black, emissão comemorativa à Exposição Filatélica Internacional de Londres. Valor facial: Cr$ 120,00 cruzeiros. O bloco é ilustrado do lado esquerdo com a efígie de Rowland Hill e uma coroa, já os selos mostram o primeiro selo postal brasileiro, o “Olho de boi”, e o primeiro selo postal do mundo, o “Penny Black”. RHM: B-85.
  

Em 1931 foi criado o Correio Aéreo Militar, que dez anos mais tarde passou a ser chamado de Correio Aéreo Nacional – CAN. O Serviço Postal Aéreo Militar entrou em operação quando os tenentes do Exército Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley transportaram uma mala postal com duas cartas, do Rio de Janeiro para São Paulo, e de lá retornando, com correspondência, no dia 15 de junho; o que deu origem ao Correio Aéreo Militar. A partir da implantação dessa primeira linha, três meses mais tarde iniciavam-se os estudos para a sua extensão até outros Estados e as atividades se intensificaram nos anos seguintes, com linhas implantadas para outros países americanos.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20/01/1941, foram unidas a antiga arma da Aviação Militar (mantido pelo Exército Brasileiro) com a da Aviação Naval (mantido pela Marinha do Brasil), o Correio Aéreo foi transferido para este órgão e recebeu a denominação com que ficou conhecido: Correio Aéreo Nacional – CAN.

Tem por objetivo integrar as diversas regiões do país e permitir a ação governamental em comunidades de difícil acesso, possuindo relevante papel social. Atua também como instrumento de integração entre os países da América do Sul. É de competência exclusiva do governo federal e mantido pela Força Aérea Brasileira (FAB), através do COMGAR (Comando-Geral de Operações Aéreas).
Os Correios homenagearam o CAN com emissões postais em três ocasiões: no seu 25º aniversário (em 1956, RHM C-377), na série Integração Nacional (1977, RHM C-1020) e no seu 50º aniversário (1981, RHM C-1207).

Nota: Entretanto, já em 25/03/1925, partindo do Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires três aviões conduzindo malas do correio iniciaram o serviço postal aéreo do Brasil para o exterior... O Major-Brigadeiro-do-Ar Lysias Augusto Rodrigues (1896-1957) foi o pioneiro do Correio Aéreo Nacional...

Em novembro de 1841, foi editada a Lei que possibilitava a reforma dos correios brasileiros e, em 29/11/1842, foi assinado o Decreto regulamentando-a e permitindo a emissão de selos para a franquia de correspondência. Entre as importantes modificações duas se destacam: a criação do quadro de carteiros para distribuição de correspondência em 1842; e a permissão para criação do selo postal e seu lançamento em 1º de agosto de 1843. Assim, Dom Pedro II revoluciona o Correio do Brasil instituindo o selo postal, conhecido como “Olho de boi”.

Até a criação do selo, em maio de 1840, na Inglaterra, o pagamento pelo serviço postal era feito pelo destinatário. Esse evento inaugurou a reforma postal mundial, alterando, entre outras coisas, o momento do pagamento, que passou a ser a cargo do remetente. O Brasil integrou-se a essa reforma em agosto de 1843. Nessa ocasião, foi lançado o selo “Olho de boi”, 1º selo postal do Brasil, considerado também o 2º selo do mundo e 1º selo das Américas.

Em 01/08/1843, foram emitidos três selos impressos com valores faciais de 30, 60 e 90 réis. Esta série ficou conhecida como os “Olhos de boi”. Pouco depois do famoso “Olho de boi”, foi emitido o “Olho de cabra”, ambos ainda sem picotagem...

Para manter a integridade das correspondências durante o transporte, grossos sacos de tecido rústico com o selo imperial, fechados a cadeado, foram usados pelos Correios na época do Império. Nos dias atuais, a corespondência é acomodada em caixetas de plástico rígido. A utilização de malas em tecido resistente permanece, com design moderno, no serviço de malote empresarial. Nota: Os sinetes são marcas gravadas no lacre para garantir a inviolabilidade das correspondências e foram adotados até a introdução do selo postal em 1843. As cartas eram lacradas com cera (mais tarde substituída por metal), que recebia, ainda derretida, a marca do Correio Imperial...

As primeiras caixas de coleta do Império foram instaladas no Rio de Janeiro em 1845, nas fachadas dos prédios das agências, em cores variadas de acordo com o destino da correspondência... De fabricação holandesa, a primeira caixa de coleta do período republicano tinha dois metros de altura e cerca de meia tonelada. Durante muito tempo o brasão da república foi uma decoração recorrente nesses objetos, que atualmente são feitos em fibra de vidro e nas cores azul e amarela.

29 de setembro – Dia de São Gabriel, Patrono das Comunicações do Correio
Trata-se da data do referido santo, considerado o patrono das comunicações em geral (correios, telégrafos, telefone etc). O Arcanjo Gabriel foi o patrono da nau de Vasco da Gama – o navio que descobriu o Caminho Marítimo das Índias, o qual era chamado de São Gabriel. Veja selos com o navio na página: Niassa!

09 de outubro – Dia Mundial dos Correios (The World Post Day – Celebrated October 9, of each year)
O Dia Mundial dos Correios é comemorado neste dia porque a data faz referência à fundação da União Postal Universal – UPU (Universal Postal Union), ocorrida em 1874, com 22 países, em Berna, capital da Suíça. Esse dia foi declarado pelo congresso da UPU em Tóquio, Japão, em 1969 – quando foi cariada a Comissão Consultiva de Assuntos Postais.

Como organismo internacional, a UPU congrega os correios de 191 países, dos quais o Brasil é membro-fundador da entidade; assim como o Egito, por exemplo. Em todo o planeta, o dia 9 de outubro é marcado por programações culturais ligadas ao tema correios e às áreas de atuação da União Postal Universal.

Dada a sua importância para a integração dos povos, a UPU é parte integrante da União das Nações Unidas – ONU, e traz em seu emblema várias musas mitológicas de mãos dadas, contornando o mundo, simbolizando a cooperação de seus países-membros.
Nota: Lançamento em duas DRs: DR/BSB e DR/PE...

Em 01/07/1877, o Brasil aderiu ao tratado de criação da União Geral dos Correios, celebrado em Berna (Suíça); tornando-se membro da União Postal Universal. A seguir, Emissões Postais Brasileiras alusivas à UPU:
30/10/1949 (imagem abaixo no centro da tela) – Selo “75º Aniversário da União Postal Universal”, com valor facial de Cr$ 1,50 cruzeiros, o selo mostra o globo terrestre... Picotagem: 12. Tiragem: 2.000.016 selos. Impressão: Tipografia. Filigrana: Q Correio Estrela Brasil (5 mm). Yvert: 479. Scott: 691. Michel: 747. RHM: C-248. 1949-Folhinha comemorativa do 75º aniversário da U.P.U., com pintas de ferrugem, C-248

09/10/1974 (lado direito da tela) – Selo “Centenário da União Postal Universal 1874/1974”, com valor facial de Cr$ 2,50 cruzeiros, o selo mostra a sigla UPU sobre o mapa-múndi. Picotagem: 11 × 11½. Tiragem: 500.000 selos. Impressão: Ofsete. Papel: Cuchê gomado. Yvert: 1117. Scott: 1361. Michel: 1453. RHM: C-858.

25/05/1977 (lado esquerdo) – Série de 4 valores “Centenário da Filiação do Brasil a UPU” (100 anos Brasil – UPU), cujos selos mostram imagens pictóricas de Porto Seguro: Cr$ 1,10 (Cruz; artista: Manuel Brasileiro Junior), Cr$ 5,00 (Barcos; artista: Sérgio Teles), Cr$ 5,60 (Igreja; artista: Brasileiro Jr.) e Cr$ 6,50 (Casarão; artista: Emídio Guimarães). Fotografou: Sérgio Bernardo. Picotagem: 11½. Tiragem: 3.000.000 (para o selo Cr$ 1,10) e 1.000.000 (para os demais). Impressão: Ofsete. Yvert: 1257/1260. Scott: 1505/1508. Michel: 1592/1595. RHM: C-984/C-987.

12/09/1979 – Série de 5 valores “XVIII Congresso da União Postal Universal”. O 18º Congresso da UPU ocorreu na cidade do Rio de Janeiro... Cr$ 2,50 (azul), Cr$ 2,50 (verde), Cr$ 10,50 (roxo), Cr$ 12,00 (laranja) e Cr$ 12,50 (vinho). Picotagem: 11 × 11½. Tiragem: 5.000.000 (para os dois primeiros e 3.000.000 (para os demias). Impressão: Ofsete. Papel: Cuchê gomado. Yvert: 1381/1385. Scott: 1627/1631. Michel: 1723/1727. RHM: C-1105/C-1109.

09/10/1979 – Série de 4 valores “Dia da UPU”, cujos selos mostram a mesma imagem, mas em cores e valores faciais diferentes: Cr$ 2,50 (azul), Cr$ 10,50 (verde), Cr$ 12,00 (marrom) e Cr$ 12,50 (laranja). Picotagem: 11½ × 11. Tiragem: 3.000.000 selos. Impressão: Ofsete. Papel: Cuchê gomado. Yvert: 1393/1396. Scott: 1639/1642. Michel: 1738/1741. RHM: C-1117/C-1120.

12 de outubro – Dia da Filatelia Temática

Trata-se da data correlacionada com o descobrimento da América, porém pouco comemorada...

23 de outubro – Dia da Aerofilatelia
Trata-se da data desta especialidade da Filatelia, correlacionada com um dos feitos de Santos-Dumont...

No dia 23 de outubro de 1906, o aviador brasileiro Alberto Santos-Dumont voou a bordo do 14 Bis, por sete segundos a distância de 60 metros, a uma altura entre 2 e 3 metros do solo, no Campo de Bagatelle, em Paris. O feito surpreendente ocorreu com o testemunho de uma multidão, representantes da imprensa e de comissão oficial previamente convocada, o que provocou repercussão mundial. Mais de mil pessoas assistiram ao primeiro voo de um avião e essa façanha proporcionou ao inventor a conquista da Taça Archdeacon. Pela primeira vez, um homem ergueu-se do solo, com recursos de um aparelho mais pesado que o ar.

Por seus experimentos aéreos, inclusive com dirigibilidade de balões, e pelo pioneirismo do voo com o 14 Bis, Santos-Dumont é considerado o “Pai da Aviação”. O dia em que o 14 Bis ergueu-se do solo marca o nascimento da Aeronáutica Brasileira e foi instituído também como o Dia do Aviador, em 1936.

31 de outubro – Dia da Filatelia Luso-Brasileira
Trata-se da data relacionada com a exposição Filatélica Luso-Brasileira – LUBRAPEX, a qual no ano de 2006, completou 40 anos...

Veja abaixo a relação de algumas tiragens de selos históricos (1938 a 2007):

22/10/1938 (B-01): BRAPEX I – 1ª Exposição Filatélica Internacional, Rio de Janeiro, Rowland Hill

10/11/1939 (B-02 e B-03): 1º Aniversário do Estado Novo

30/10/1940 (B-04, B-05 e B-06): Feira Mundial de Nova Iorque

01/08/1943 (B-07 e B-08): Centenário do Selo Brasileiro

07/08/1943 (B-09): BRAPEX II – 2ª Exposição Filatélica Nacional, Centenário do Selo Postal

14/12/1948 (B-10): Bloco Presidente Dutra

08/03/1949 (B-11): Bicentenário de Ouro Fino, Minas Gerais

20/05/1949 (B-12): Presidente Franklin Delano Roosevelt

14/10/1956 (B-13): Exposição Filatélica Ano Santos Dumont

12/09/1960 (B-14): Aniversário do Construtor de Brasília, Dr. Juscelino Kubitschek

31/01/1963 (B-15): Tricentenário dos Correios do Brasil

30/12/1965 (B-16 e B-17): 4º Centenário do Rio de Janeiro (GB)

06/09/1966 (B-18): Propaganda da Nova Lei do Serviço Militar

24/10/1966 (B-19): Vintênio da Unesco

28/10/1966 (B-20): Natal 1966

09/05/1967 (B-21): Jubileu de Ouro do Lions Club Internacional

14/05/1967 (B-22): Dia das Mães “La Madonnina”

23/10/1967 (B-23): Semana da Asa (erro)

24/11/1967 (B-24): Ano Internacional do Turismo

27/12/1967 (B-25): Natal 1967

24/07/1969 (B-26): Divulgação da Piscicultura e Aquariofilia (peixe)

18/12/1969 (B-27): Natal 1969

23/01/1970 (B-28): Milésimo Gol de Pelé

28/10/1970 (B-29): LUBRAPEX 70 – 3ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira

08/12/1970 (B-30): Natal 1970

05/05/1972 (B-31): Cinquentenário da Semana da Arte Moderna de 1922

19/07/1972 (B-32): EXFILBRA – 4ª Exposição Interamericana de Filatelia, 150 Anos da Independência do Brasil

14/11/1972 (B-33): Campeonato Mundial Pilotagem Fórmula-1, vencido por Emerson Fitipaldi. Valor facial: 2,00.

15/08/1973 (B-34): 5º Centenário do Nascimento de Nicolau Copérnico

29/03/1973 (B-35): Vintênio Movimento Gabrielista no Brasil e Padroado do Arcanjo São Gabriel sobre o Correio (prêmio)

13/06/1974 (B-36): Campeonato Mundial de Futebol, Copa do Mundo Alemanha Ocidental – Taça FIFA. Valor facial: Cr$ 2,50.

07/08/1974 (B-37): V Assembleia Geral do Conselho Mundial para o Bem-Estar do Cego (prêmio)

26/08/1974 (B-38): LUBRAPEX 74

02/02/1976 (B-39): Centenário da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha

05/11/1976 (B-40): Milésima Agência do Banco do Brasil

22/06/1978 (B-41): BRAPEX III – 3ª Exposição Filatélica Brasileira, Inauguração do Edifício Sede da ECT

16/07/1979 (B-42): Brasiliana 79. Valor facial: 12,50. O bloco mostra o Hotel Nacional.

20/11/1979 (B-43): 150 Anos da 1ª Publicação em Braille

13/06/1980 (B-44): BRAPEX IV – 4ª Exposição Filatélica Brasileira, ocorrida em Fortaleza, Ceará, entre 13 a 21/06/1980. Valor facial: Cr$ 30,00. Jangadas... Selo: C-1147.

01/08/1980 (B-45): Dia do Selo, homenagem ao Museu Postal e Telégrafo da ECT – Brasília (DF). Valor facial: Cr$ 24,00 cruzeiros. Barco... Selo: C-1158.

25/09/1980 (B-46): Bloco VI Congresso da União Mundial São Gabriel (prêmio)

11/03/1981 (B-47): Cinquentenário da Criação do DCT – Departamento de Correios e Telégrafos, cujos três selos mostram carteiros... Selos: C-1189/C-1191. Máximos: 62/64.

10/04/1981 (B-48): Centenário de Morte de Félix Émile Taunay

18/12/1981 (B-49): 50 Anos do Clube Filatélico do Brasil (RJ)

19/03/1982 (B-50): Bloco e Série XII Campeonato Mundial de Futebol – Espanha. Os selos mostram: disputa (75,00), jogada (80,00) e defesa (85,00). O bloco mostra futebol (300,00). Yvert: 1522/1524. RHM: C-1245/C-1247.

17/04/1982 (B-51): BRAPEX V – 5ª Exposição Filatélica Brasileira

09/07/1982 (B-52): Cinquentenário da Revolução Constitucionalista, Obelisco, Ibirapuera

21/08/1982 (B-53): Escotismo

15/10/1982 (B-54): Bloco e Série LUBRAPEX 82 – 9ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira, ocorrida em Curitiba (PR). Os 3 selos mostram Fandango Paranaense: instrumentos (75,00), casal (80,00) e grupo musical (85,00). RHM: C-1281/C-1283. Os selos do Bloco sem os dizeres LUBRAPEX RHM: C-1284/C-1286.

18/12/1982 (B-55): Bloco e Selo Brasiliana 83. Valor facial: 200,00. O selo mostra outro selo de 300 réis... RHM: C-1304.

25/05/1983 (B-56): Ressurreição – Pintor Raphael Sanzio

29/07/1983 (B-57): 140 anos da Emissão Olho de Boi e BRASILIANA 83 – RHM: B-58/B-62 (erro)

18/08/1983 (B-63): Sesquicentenário de Nascimento do Pintor Victor Meirelles de Lima (1832-1903)

27/10/1983 (B-64): Centenário da Morte de Louis Breguet (1804-1883) – inventor do Telégrafo Elétrico de Mostrador. Valor facial: 376,00.

1984 (B-65): Monumento às Bandeiras – Victor Brecheret, Ibirapuera

02/04/1984 (B-66): Visita do Rei da Suécia Carl XVI Gustaf

(B-67): 80 anos da FIFA

13/08/1985 (B-68): 65 Anos da Fundação do Movimento Bandeirante no Brasil

18/05/1985 (B-69): BRAPEX VI – 6ª Exposição Filatélica Brasileira, Belo Horizonte (MG), Pinturas Rupestres

23/06/1985 (B-70): XIII Campeonato Mundial de Futebol – México 86, e 15 Anos da Conquista Definitiva da Taça Jules Rimet. Valor facial: Cr$ 2.000,00. Selo: C-1468.

03/03/1986 (B-71): XIII Campeonato Mundial de Futebol – Copa México. Valor facial: Cr$ 10.000,00. Jogadores.

01/08/1986 (B-72): Dia do Selo, 120 Anos da Emissão D. Pedro II e 75° Aniversário da Sociedade Filatélica Brasileira

21/11/1986 (B-73): LUBRAPEX XI – 11ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira, Literatura de Cordel (prêmio)

09/02/1988 (B-74): Pesquisas Científicas na Antártica.

30/03/1988 (B-75): Brasil Campeão Mundial de Pilotos de Fórmula 1 (1981, 1983 e 1987). Valor facial: 300,00. Honda Nelson Piquet S. Maior.

(B-76): Brasiliana Dia do Selo

05/10/1988 (B-77): Promulgação da Constituição

10/12/1988 (B-78): VII BRAPEX – 7ª Exposição Filatélica Brasileira – Preservação da Estação Ecológica Jureia (garça, papagaio).

23/03/1989 (B-79): Ayrton Senna da Silva – Campeão Mundial de Pilotos de Fórmula 1 (1988). Valor facial: NCz$ 2,00.

07/07/1989 (B-80): Philexfrance 89 – Bicentenário da Revolução Francesa

28/07/1989 (B-81): Brasiliana 89 – Exposição Filatélica Interamericana, Espanha e Portugal – Dia do Selo, Rio de Janeiro. Valor facial: NCz$ 5,00. Paço Imperial. Selo: C-1641.

14/10/1989 (B-82): 20ª Bienal Internacional de São Paulo, Ibirapuera

19/11/1989 (B-83): Centenário da Proclamação da República

22/02/1990 (B-84): Proantar – Programa Antártico Brasileiro

03/05/1990 (B-85): 150 Anos do 1º Selo Postal Penny Black (nesta página, acima)

12/05/1990 (B-86): Bloco XIV Campeonato Mundial de Futebol – Itália. Valor facial: Cr$ 120,00. Jogador.

22/09/1990 (B-87): LUBRAPEX XIII – 13ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira, Brasília (DF)

13/10/1991 (B-88): BRAPEX VIII – 8ª Exposição Filatélica Brasileira, Vitória (ES), Preservação da Mata Atlântica, Beija-flor e Orquídeas

1991 (B-89): Sesquicentenário da Sagração e Centenário da Morte de D. Pedro II

20/03/1992 (B-90): ABRAPEX 92 – II Exposição Filatélica Argentino-Brasileira, ocorrida em Porto Alegre (RS), entre 20 a 28/03/1992. Valor facial: Cr$ 1.750,00. Costumes Gaúchos, cavalos, dança...

21/04/1992 (B-91): Bicentenário de Tiradentes

09/05/1992 (B-92): LUBRAPEX XIV – 14ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira, Lisboa – Portugal. Valor facial: Cr$ 4.000,00. Caravelas...

18/11/1992 (B-93): Bloco Ano do Turismo nas Américas (prêmio)

21/03/1993 (B-94): Campeonato Sul Americano de Desportos Aquáticos – Goiânia (GO). Valor facial: Cr$ 3.200,00. Selos destacados do Bloco: RHM: C-1830/C-1832.

30/07/1993 (B-95): BRASILIANA 93 – 150 Anos do Selo Postal Brasileiro, Olhos de Boi

27/05/1994 (B-96): 46ª Feira do Livro de Frankfurt – Alemanha

(B-97): 500 Anos da Assinatura do Tratado de Tordesilhas

05/12/1994 (B-98): Brasil Tetracampeão Mundial de Futebol – Estados Unidos (EUA). Valor facial: R$ 2,14. Taça, 4 estrelas... Selo: C-1932.

21/06/1995 (B-99): Centenário do Cinema Mundial

04/08/1995 (B-100): Paisagista Roberto Burle Marx

30/09/1995 (B-101): LUBRAPEX XV – 15ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira, Fauna Rio Tietê

20/11/1995 (B-102): 300 Anos da Morte de Zumbri dos Palmares

27/02/1996 (B-103): Centenário do Teatro Amazonas

05/06/1996 (B-104): Cavernas Brasileiras – Patrimônio Nacional

17/06/1996 (B-105): Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação Valor facial: R$ 1,23.

28/09/1996 (B-106): BRAPEX IX – 9ª Exposição Filatélica Brasileira, Recife (PE), Lendas Populares

16/04/1997 (B-107): Cultura Indígena – Armas. Valor facial: R$ 1,15. Picotagem: 11 × 10½. Tiragem: 200.000. Impressão: Ofsete. Papel: Cuchê. Scott: 2625. Michel: 105.

07/05/1997 (B-108): Ilha da Trindade – 100 Anos de Soberania Nacional

13/05/1997 (B-109): Proantar – Programa Antártico Brasileiro

22/04/1999 (B-110): LUBRAPEX XVI – 16ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira e 5° Centenário do Descobrimento do Brasil

02/06/1999 (B-111): Patrimônio Cultural da Humanidade: Ouro Preto, Olinda e São Luís (prêmio)

06/08/1999 (B-112): SÉRIE AMÉRICA

20/08/1999 (B-113): China 99 - Ano do Coelho (peixe)

19/05/2000 (B-114): Série Geologia – Desenvolvimento Sustentável – Hannover 2000

11/06/2000 (B-115): Biodiversidade, Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Presença Militar na Amazônia

19/06/2000 (B-116): SÉRIE AMÉRICA

01/01/2001 (B-117): Novo Milênio

23/02/2001 (B-118): Centenário Instituto Butantã

03/06/2001 (B-119): Aves Brasileiras WWF-Brasil

16/06/2001 (B-120): Carros Antigos

10/07/2001 (B-121): Guga

200? (B-122): Aeronaves Pioneiras da Aviação Comercial no Brasil

30/11/2001 (B-123): Riquezas Minerais

17/05/2002 (B-124): Esquadrilha da Fumaça

05/06/2002 (B-125): Bloco Ecossistemas de Recifes Coralíneos (prêmio, peixe)

2002 (B-126): Preservação da Caatinga Nordestina

19/07/2002 (B-127): Casa de Santos Dumont “A Encantada”

14/09/2002 (B-128): Baleia Franca

29/09/2002 (B-129): Motocicletas

15/04/2003 (B-130): Fazendas Históricas de Café

02/06/2003 (B-131): SÉRIE AMÉRICA

01/08/2003 (B-132): Como Colecionar Selos – 150 do Selo Postal Português

10/08/2003 (B-133): Golfinhos do Brasil – 500 Anos de Fernando de Noronha

29/10/2003 (B-134): Produtos de Exportação Brasileiros

2004 (B-135): Capela São Miguel Arcanjo

05/06/2004 (B-136): SÉRIE AMÉRICA

15/03/2005 (B-137): Cupuaçu

08/06/2005 (B-138): Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação

2005 (B-139): Piracema (matéria)

2005 (B-140): Natal

2006 (B-141): O Maior Cajueiro do Mundo

30/10/2006 (B-142): LUBRAPEX XIX – 19ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira, A Arte Urbana dos Grafiteiros

2006 (B-143): Feliz Natal

2006 (B-144): Tubarões do Litoral Brasileiro

2007 (B-145): Conchas Marítimas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.