Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Carl Warner e seu impressionante projeto com Paisagens de Alimentos

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Carl Warner e seu impressionante projeto com Paisagens de Alimentos

Os 'Foodscapes' são criados no estúdio de Carl em Londres, onde eles são construídos em cima de uma grande mesa triangular. As cenas são fotografadas em camadas de primeiro plano tendo ao fundo o céu.



Como o processo é muito demorado e a comida murcha rapidamente sob as luzes, cada elemento é então, colocados juntos em pós-produção para atingir a imagem final.

Embora ele seja muito auto suficiente na produção de seus trabalhos, Carl usa modelistas e estilistas de comida para ajudar a criar os sets. Ele prepara um esboço para expor uma ideia de sua composição elaborada, pois este funciona como um desenho do projeto para a equipe usar como referência.

Uma vez que o desenho é terminado, Carl identifica cada parte da cena que será produzida e trabalhando com seus estilistas em comida, juntos escolhem os melhores ingredientes para se trabalhar, a fim de alcançar seus objetivos.

"Tenho a tendência para desenhar uma paisagem muito convencional, utilizando técnicas de composição clássicas de modo a iludir o espectador levando-o a pensar que, à primeira vista, aparenta ser uma cena real, e a percepção que se segue de que a cena é na verdade feita de comida, traz um sorriso para o espectador, e para mim, essa é a melhor parte".

Tendo trabalhado por muitos anos como fotógrafo, trazer idéias para a vida em agências de publicidade tornou-se uma ótima experiência no uso de iluminação, e especialmente, na recriação de luz natural usando uma combinação de tungstênio e equipamentos de iluminação flash.

"Eu sempre gostei da disciplina de trabalhar no estúdio, e a espontaneidade de trabalhar ao ar livre na luz natural, porque você nunca sabe o que você vai conseguir. Com a minha 'Foodscapes', eu posso unir o conhecimento da luz natural com o controle de recriá-la no estúdio, a fim de trazer para fora as cores e texturas , bem como toda a beleza de uma cena imaginada".

Estas imagens podem demorar até dois ou três dias para serem construídas e fotografadas, e mais um par de dias para retocar e finalizar as imagens, ao misturar todos os elementos juntos. Carl passa muito tempo planejando cada imagem antes de fotografar, a fim de escolher os melhores ingredientes para replicar formas de maior escala e as formas dentro da natureza. Ele vai aos supermercados e fica observando os legumes para imaginar uma cena e os elementos que a compõe, o que faz parecer um tanto estranho para um espectador comum! No entanto, ele tem o cuidado de encontrar e selecionar com precisão, por exemplo, o brócolis certo em forma para usar como uma árvore, pois tudo faz parte de uma tarefa importante.

"Embora haja uma grande quantidade de resíduos, há um monte de comida de sobra, que ao final das seções de fotos são sempre compartilhadas com a equipe, apesar de que a maioria dos alimentos utilizados tenham sido colados ou presos por outros artifícios, o que inviabiliza comer estes depois!"

Agora vamos a apreciação do trabalho artístico de Carl Warner:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.