Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Tendências de Design em 2014

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tendências de Design em 2014

2013 foi um ano muito bom para o design, marketing e publicidade. Ótimos comerciais, sites com usabilidade fantástica e o marketing usado como jamais foi visto. Mas já é hora de começar a observar o futuro e buscar o que pode virar tendência para 2014. Então, para começarmos a nos planejar, um belo post com exemplos práticos, e recheado de análises técnicas e estéticas.
Flat e Identidades Visuais.
flat design chegou pra ficar neste ano e, pro ano que vem, promete dominar as identidades visuais e materiais gráficos. O uso de monogramas e de tipografias estilizadas quase que de forma manual, também se repetirá bastante em 2014. O que já havia sido feito lá pela década de 60, e voltou a ser utilizado pela Apple no seu clássico branco-cinza, aparece forte nos websites e invade os programas de identidades visuais mais atuais, como o a nova identidade da Microsoft. Popularizado pela simplicidade na utilização dos elementos, se destaca pelas formas limpas, planas, de fácil leitura e entendimento. É o preto sobre o branco, sem cerimônia. O flat valoriza muito a tipografia e sua paleta de cores torna marcas excluvias e experiências únicas. Esteticamente, é um padrão que mais gera bons resultados.









Rolagem horizontal
Este é uma provável tendência de rolagem interessante. Embora muitos sites tenham desistido deste tipo de rolagem há algum tempo, o futuro nos reserva mais layouts e sliders sempre horizontais, fullscreen, e de rolagem simples. É mais fácil para o espectador entender porque este é o caminho em que lemos o conteúdo. É também mais fácil para percorrer, pois o conteúdo é colocado para fora perfeitamente neste formato. O sectionseven trabalha bem com este tipo de rolagem, e o 5emegauche, mesmo não usando de forma horizontal, aplica boas fontes e navegação dinâmica. O weareimpero usou navegação na diagonal, ótima idéia.

Tipografias estilizadas
As letras, desenhadas exclusivamente ou não para determinado projeto, devem sempre ser bem tratadas. Um bom designer consegue ser autoral em seu trabalho quando faz bom uso delas. Desenhar letras é uma arte e tanto, estudá-las e tratá-las bem, não é pra qualquer pessoa. Por isso, 2014 será o ano em que os designers começarão a estudar e praticar o desenho de letras e a sua aplicação em identidades visuais como loucos! Como exemplo, olhem os trabalhos do Jackson Alves, a caligrafia diferenciada da um toque especial em seus trabalhos. Além de ser a chance de o designer consagrar-se com um trabalho único, passa a imagem de um trabalho bem caprichado e profissional.


site2
Diversas cores padrão
Uma identidade, quando bem desenhada, funciona até em preto e branco. Logotipos mais clássicos, complementados apenas por um símbolo ou por um ícone que não fique preso a determinadas cores, é certeza de uma identidade forte. Muitos marcas têm reaparecido ou se renovado, testando cores novas e fontes mais simples. Pode-se argumentar que o design do logotipo sempre seguiu esse caminho, simplificar e torna-se mais familiar. Mas certamente parece ter se intensificado recentemente, com mais e mais logos aparando a sua concepção até quase nada. Além da interface plana, as cores opacas da Web criaram uma nova tendência.

Se você já deu uma olhada em diversas interfaces de usuário nos últimos meses, você deve ter notado que as mesmas cores retro sempre aparecem. Estas combinações de cores de aparência estranha são típicos de ícones, botões, glifos e gráficos. Elas criam um olhar muito fresco e moderno. O site flatuicolors.com e o designmodo fizeram uma paleta muito interessante, vale a olhada.
site3
Sites que funcionam como aplicativos
O HTML 5 permite que determinemos como os elementos de um site se comportarão quando acessados através de um navegador, o que significa que pode ser usado como um aplicativo. Um exemplo disso é o Google Docs. Com a simplicidade e facilidade de uso, estamos propensos a ver mais e mais blogs neste formato. Ele permite a você visitar esses sites em qualquer dispositivo que você pode estar usando.
Páginas únicas e fullscreen
Outra grande tendência é evidente em campanhas para produtos individuais, sites, locais e pequenas empresas. A página inicial tem uma imagem de fundo fullscreen, e uma chamada onde a mensagem central da página transporta você emocionalmente. Ele pode ser usado tanto em um site de uma página, mas também estilizado em uma bela navegação entre páginas. A grande vantagem desta tecnologia reside na combinação de imagens de alta qualidade e tecnologia jQuery avançado que ajusta a imagem exatamente do tamanho da tela, cria páginas web atraentes com usabilidade sólida. Este conceito se aplica desde portfólios ou comics, como no submarinechannel, até a vídeos como no goodmorningbc.ca

site 1
Design responsivo
Não entendo como todos os sites hoje em dia ainda não são pensados de forma responsiva, mais e mais desenvolvedores percebem a necessidade de fazer sites inteligentes. Seu site deve sempre estar um passo á frente, provavelmente, em 2014 isto fará parte do desenvolvimento de forma a não haver, nunca mais, qualquer tipo de lag ou atraso. Com design responsivo, não há espera e é isso que todos os telespectadores estão procurando.
Low Poly
Low poly representa uma malha de polígonos nos gráficos 3D que tem um número bastante reduzido de polígonos. É um efeito bacana para animações, clipes ou filmes. Foi bastante usado este ano, e promete ser bem mais explorado no ano que vem. O termo low poly é usado tanto em um sentido técnico como em um sentido descritivo, significa um número de polígonos em uma malha, formando uma grande imagem. É uma forma interessante de trabalhar com imagens, mas pode dar uma aparência indesejável para os gráficos resultantes.
















Embora estas não sejam todas as mudanças e tendências, elas são algumas das principais alterações de conteúdo e modificações que podemos esperar para ver em ao longo de 2013 e em 2014. Que partes do web design você espera evoluir e qual a parte que você espera permanecer a mesma? Comente abaixo e compartilhe suas opiniões conosco e com nossos leitores.
Fontes e referências:
designculture.com.br/design-trends-2014-identidades-visuais/ (Post muito bom do Design Culture, no qual este post foi baseado)
searchenginejournal.com/5-web-design-and-blog-design-features-we-may-see-by-2014/65955/  (Tendências para Blogs e sites de funcionamento como aplicativos)
vandelaydesign.com/blog/galleries/flat-web-design/ (Ótimos exemplos de Flat Design)
(Post sobre Flat design, tipografia estilizada e navegação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.