Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como criar e carregar presets no Color LookUp

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como criar e carregar presets no Color LookUp

Apreciem e aproveitem este excelente artigo do pessoal do Canal Adobe Photoshop.

Presente desde a versão CS6, o ajuste Color LookUp possibilita a criação de efeitos belíssimos utilizando apenas uma ou duas camadas de ajuste. Ou até mesmo servir como complemento para ajustes feitos com outras ferramentas do aplicativo.

Na versão CC (Creative Cloud), o ajuste Color LookUp ganhou novos presets ainda mais bonitos. Caso você não utilize a versão CS6 ou CC, recomendo que experimente. Vale muito a pena.

O interessante, é que você não precisa ficar preso apenas aos presets disponibilizados pela Adobe dentro do Photoshop. Pesquisando na internet, encontrei um blog onde o autor disponibiliza gratuitamente alguns presets para uso no Color Lookup.

Mas aí vem a pergunta: Como carregar esses presets? É bastante simples.

1-  Com a fotografia aberta no Photoshop, crie uma camada de ajustes Color Lookup. Digamos que você baixou um arquivo 3Dlut. Clique nas "setinhas" para abrir o menu de presets e clique em Load 3D LUT.


Navegue até a pasta onde você salvou o arquivo que baixou e dê um duplo no arquivo clique para carregá-lo.


02 - Agora, basta trabalhar o Blend Mode e Opacidade. No exemplo abaixo, utilizei o Blend Mode Linear Light com opacidade em 80%.


Tendo como resultado, a imagem abaixo.


Agora, vem  a parte mais interessante. Pesquisando na internet, descobri um programa excelente chamado 3D LutCreator.


Descrição do software: ( Descrição retirada do site e traduzida pelo Google Tradutor. Meu inglês não é lá essas coisas :o) )

3D LUT Creator é um software de correção de cor . Ele pode transformar cores no espaço de cor LAB e salvar como arquivo de correções Cor Lookup , que podem ser carregados para o Photoshop CS6 & CC ou outro software de imagem e edição de vídeo.
3D LUT Creator é um programa independente . Ele pode:
- Trabalhar com a cor de uma forma única com grade deformação no espaço de cor.
- Luminance , Chroma , Master e RGB Tone Curve.
- Carregar e salvar imagens em formatos TIFF , JPEG e outros formatos.
- Curvas de carga em formato ACV .
- Tabelas de consulta de correção de cor Exportação em 3DL , Cube e formatos de arquivo CSP .
- Analisar as imagens para importar curvas para remover de gradação de cor a partir de fotos , ou aplicar o mesmo tipo de gradação de cor para suas imagens.
- Salvar e carregar novos presets

Vídeo demonstrativo do 3D Lut Creator


Outro vídeo demonstrativo feito pelo autor do programa

Você pode fazer o download de uma versão DEMO gratuita neste link
Para saber mais sobre o programa, recomendo que faça parte do grupo 3D Lut Creator no Facebook. Assim, poderá trocar informações com outros usuários e com o autor do aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.