Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Brasil cria 1,1 milhão de empregos em 2013, pior resultado em dez anos

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Brasil cria 1,1 milhão de empregos em 2013, pior resultado em dez anos

O país criou 1,1 milhão de empregos com carteira assinada em 2013, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos) divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho. A quantidade de novas vagas foi 14,8% inferior em relação ao resultado do ano passado, quando foram criadas 1,3 milhão de vagas.

É o pior resultado desde 2003, muito abaixo da meta do governo, de criar 1,4 milhão de novos postos de trabalho.

O total de admissões no ano foi de 22,1 milhões, e o total de desligamentos divulgado pelo ministério foi de 21 milhões.

Todos os oito setores avaliados pelo governo elevaram o nível de emprego. O setor de serviços teve o melhor desempenho, gerando 547 mil novos postos, um crescimento de 3,37%.

"Tivemos um crescimento do PIB que não foi alto. Não pode a geração de emprego contrariar a realidade", afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Em dezembro de 2013, houve um saldo negativo de 449,5 mil postos de emprego, resultado melhor do que dezembro de 2012, quando houve um decréscimo de 497 mil vagas formais de trabalho.

DESEMPREGO IBGE

O Caged mostra o volume de criação de empregos formais no país, aqueles com carteira assinada. Já o IBGE informa também o volume total de brasileiros desempregados, considerando tanto a atividade formal quanto a informal.

De acordo com o instituto, a taxa de desocupação da economia brasileira no segundo trimestre de 2013 ficou em 7,4%. O percentual, que mostra o desemprego no país, ficou 0,6 ponto percentual abaixo do verificado no trimestre imediatamente anterior, que registrou taxa de desocupação de 8%

Os números constam da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio Contínua), a primeira da série nacional, divulgada na sexta-feira última.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.