Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Lindas bonecas Matrioshkas Russas

domingo, 26 de janeiro de 2014

Lindas bonecas Matrioshkas Russas


31 nomes de designers da moda ao redor de uma única tarefa: recriar as legendárias Matrioshkas nas celebrações do décimo aniversário da Vogue russa. À convite da editora chefe da revista, Aliona Doletskaya – que, dizem, é uma das poucas executivas da publicação a poder ser considerada um ser humano – grandes nomes como Prada, Moschino, Saint Laurent, Armani, Dolce&Gabana, Oscar de La Renta, entre outros, exploraram uma abordagem fashion e vanguardista que deram à luz pequenas obras de arte contemporânea cheias de uma ligação cultural entre o passado e o presente da Rússia.

Cada grife produziu um sketch que foram entregues a alguns dos maiores artesãos do país e confeccionadas em madeira medindo 50 cm de altura e 60 cm de diâmetro que foram pintadas à mão de acordo com os desenhos.


Foi a rápida popularidade e disseminação que fez das matrioshkas um dos símbolos mais famosos da Rússia. As primeiras dessas bonequinhas são atribuídas a Sergei Maliutin que, em 1890, inspirado nas bonecas de madeira japonesas, desenhou o projeto de uma que tivesse trajes e aparência típicos. Foram oito pequenos camponeses que seguiam o conceito já conhecido no país, de objetos ocos que contêm outros semelhantes em tamanho cada vez menor por dentro (os Ovos Fabergè, por exemplo).

Esses pequenos objetos de afeto atravessaram o século ora adaptando-se a demandas históricas – como as matrioshkas retratando estadistas como Krushchev e Lênin -, ora a educativas, decorativas ou comemorativas, como é o caso das encomendadas pela Vogue Rússia; isso mostra a infinita capacidade de adaptações e releituras que elas podem ter, sendo sempre as mesmas e sempre novas. Sobre a coleção, disse Aliona Doletskaya: cada matrioshka é única e uma peça de arte em si mesma. Instalação, escultura, objeto de arte – podemos chamar-lhe o que quisermos.

As bonecas podem ser vistas na Vogue Rússia de Novembro e também no site vogue.ru.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.