Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 9 de Janeiro - Dia do Astronauta

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

9 de Janeiro - Dia do Astronauta


"A Terra é azul"

Essa frase, conhecida no mundo todo foi dita por Yuri Gagarin, um soviético, o primeiro homem a ir ao espaço. Isso aconteceu no dia 12 de abril de 1961. Gagarin estava a bordo da nave Vostok 1 e em menos de 2 horas depois, retornava à Terra, no Casaquistão.

A corrida espacial ocorreu nos anos 60 e era apenas mais uma briguinha em meio a tantas da Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética, em seus moldes capitalistas e comunistas respectivamente, iniciaram um guerra velada e imperialista e a dominação do espaço se tornou uma questão de orgulho nacional. Foi daí que 7 anos depois, um astronauta americano pisou na lua pela primeira vez.

No dia 20 de julho 1969, o americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua. Seu coração batia a mais de 150 vezes por minuto e outra frase sobre espaço foi dita, dessa vez por um americano: "Este é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade". O momento foi transmitido pela TV no mundo inteiro. A equipe de americanos que foram nessa expedição fincaram uma bandeira metálica dos Estados Unidos com uma mensagem destinada aos "lunáticos" dizendo que os homens tinham estado ali em paz em nome de toda a humanidade.

Os brasileiros têm uma história recente trágica sobre lançamentos espaciais. No dia 22 de agosto de 2003, três dias antes do lançamento do protótipo VLS-1 (veículo lançador de satélites), ele explodiu, matando 16 pessoas. Mesmo assim, o governo federal disse que o programa espacial brasileiro teria continuidade.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.