Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico

Em 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. De acordo com a Federação Nacional de Farmacêuticos, o profissional de farmácia é fundamental para o desenvolvimento e manipulação de medicamentos utilizados no tratamento das principais patologias que acometem a população. Em 1916, esta data foi lançada pela Fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (A. B. F.), no Rio de Janeiro.
No Hran, foi oferecido um café da manhã, pelo chefe do Núcleo de Farmácia do Hran, Claudner Luis da Costa. A direção aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os farmacêuticos do Hran e lembrar um pouco da história de luta desse profissional.
Atualmente, esses profissionais têm capacidade técnica para atuar nas análises clínicas e toxicologias, na cosmetologia, no tratamento de águas e no campo hospitalar, entre outras atuações que extrapolam as atividades específicas e privativas da profissão.
O farmacêutico é um profissional respeitado e reconhecido pela sociedade, mas ainda tem muito a conquistar. É com esse espírito coletivo de luta que Claudner da Costa lembra esse importante dia e renova junto à Diretoria da Regional da Asa Norte seu compromisso de defesa da categoria como fundamental para a defesa da saúde da população.
Segundo o IBGE, as primeira boticas ou apotecas surgiram no séculos X e são consideradas as precursoras das farmácias modernas.
Ainda de acordo com dados do IBGE, há mais de 2600 anos, os chineses, já desenvolviam remédios por meio da extração de drogas das plantas, em busca da cura de doenças.
Os egípcios, há mais de 1500 anos, preparavam medicamentos a partir de vegetais, sais de chumbo, cobre e unguentos de banha de leão, hipopótamo, crocodilo e cobra. E na Grécia, os processos de cura aconteciam no interior dos templos.
O grego Hipócrates, o pai da medicina, também marcou o tempo para a cura, quando classificou os grupos de medicamentos, dividindo-os em narcóticos febrífugos e purgantes.
Fonte: www.saude.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.