Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como anda o seu desenho?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como anda o seu desenho?

É amigos designers, estudantes, profissionais, aspirantes.. Se tem algo que ao nosso ver é muito distorcido na área gráfica, é a ideia de que “designer não precisa desenhar”
Não nos entendam mal, mas como assim? O artista não precisa fazer aquele desenho hiper realista, ou aquele traço único e talentoso, mas desenhar, mesmo que seja o mínimo, é fundamental pra área criativa. Muitos de nossos amigos designers escolheram a profissão justamente por gostar de desenhar!
Então fica a pergunta, por que alguns não desenham?
No início da adolescência muitas crianças demonstram uma paixão por desenho realista, criando a utopia de que o realismo é o “ápice de desenhar bem”, mas acabam frustradas com as suas tentativas, e desistem de desenhar por não ter “talento pra coisa”, e este é o fim abrupto da relação do desenho pra muita gente. Este seria o motivo mais científico pra explicar por que não desenhamos mais, segundo a obra de Betty Edwards “Desenhando com o lado direito do cérebro”.
livro
Desenhar nada mais é do que observar bem, quando somos crianças, ainda não conseguimos decifrar muito bem o sistema de símbolos, por exemplo, um cubo em 3D pode ser muito difícil para crianças desenharem por causa da sua perspectiva, pois elas ainda estão “aprendendo a enxergar”.
Mas.. sou adulto e enxergo bem, fui desenhar e ficou horrível, por quê?
Muito provável que você parou de desenhar quando criança, então seus símbolos de desenho ainda estão atrelados na sua infância, não houve evolução.. mas deixemos de lado explicações e vamos para a parte funcional:
pratiquee
Pratique.
E pratique sempre, não tem outro caminho, aliás, caminho este que deve ser prazeroso, se você gosta de desenhar, arranje um tempo para o desenho, copie fotos, pessoas, coisas ao seu redor, faça rascunhos rápidos e não perca tanto tempo enchendo de detalhes, é fácil de começar, basta somente um sketchbook (que não precisa ser o moleskine edição limitada de $$$$ reais), borracha e lápis, depois arranje alguns minutos no serviço no tempo ócio, ou no metrô, tente exercitar uns 5, 10, 20 minutos por dia!
“Amo desenhar, faz 1 mês que to desenhando mas continua um lixo, acho que não tenho talento =/..”
Persistência é o caminho jovem padawan, o talentoso ilustrador brasileiro Hiro, fez uma declaração no facebook dizendo sobre sua evolução no desenho:
17 anos fazem diferença no traço.
O da esquerda feita em 1996. Sem comentários, a não ser de não entender como o diretor de arte da agência deixou passar essa ilustração que tem um estilo entre arte naive e arte rupestre… …A da direita é a nova versão, feita mês passado…..Esses 17 anos poderiam ser reduzidos para 4 ou 5, se eu tivesse praticado muito mais e ter orientação correta, coisas que só comecei a fazer há 6 anos atrás quando optei em só me dedicar à ilustração, deixando a publicidade de lado.
Não foi mágica nem metanfetamina azul, só a pratica, orientação, objetivo e insistência mudaram a maneira de enxergar como desenho.
hirooo
Não desenhe já querendo ver o resultado, apenas curta o processo de desenhar ;). Assim como muita gente, eu estou no barco de querer mudar esse quadro, buscar caminhos pra deixar a moleza de lado e aperfeiçoar o desenho (não to considerando cursos, estes que, ajudam muito a orientar nosso caminho de aprendizado!).
Além de alguns livros (como o citado acima “Desenhando com o lado direito do cérebro”, que recomendamos pelos exercícios interessantes), muitos sites ajudam a aquecer nossos sketches, gostamos bastante do posemaniacs, site bem simples mas que possui modelos aleatórios dos mais diversos ângulos para se desenhar (exatamente 40572 modelos!), só escolher o tempo que a imagem ficará visível e dar o click to start!
Tente, pratique e guarde os seus desenhos, mesmo os que pareçam horríveis, para compará-los depois e você perceber a diferença e evolução do seu traço. Sempre que achar necessário, procure por orientação e pesquise técnicas e dicas que poderão ajudá-lo. Boa Sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.