Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Classificar tipos, por que?

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Classificar tipos, por que?


Fazer um projeto sólido que se destaca depende em parte dos detalhes, e conhecendo melhor sobre tipos ajuda muito na hora de escolher uma fonte para um texto ou para um pequeno detalhe numa arte.
Não precisa ser um professor de história tipográfica, mas ter conhecimento sobre tipos pode nos ajudar a desconfiar se uma certa família que escolhemos faz sentido.

davinci
Nesta cena da série “Da Vinci’s Demons” curiosamente fez a Gotham (lançada em 2002) voltar ao tempo e aparecer na Renascença. Além da fachada do prédio ser mais voltada ao estilo da revolução industrial e isso tudo ignorando o fato de que grande parte da população era analfabeta, então uma fachada tipográfica não era lá a melhor opção de se ganhar clientes.
E não só isso, classificação dos tipos ajuda principalmente a harmonizar combinações de tipos. Pares com alturas-x semelhantes ou contrastes que se complementam.
A classificação de tipos descreve os tipos, não os define. E é principalmente um facilitador do que uma regra inflexível.
Fonte: Mark Simonson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.