Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A magia da Instrustrial Light and Magic

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A magia da Instrustrial Light and Magic

Todos que gostam de filmes, efeitos especiais e computação gráfica, certamente já ouviram falar desta empresa: Industrial Light and Magic – ILM, mas para os novos no ramo e os que se interessam pelo assunto, vocês sabem quando ela foi criada? Por que? Em quais filmes estão presentes? Sabe qual é a importância desta empresa no cinema?
Antes umas fotos curiosas:
Fonte e Hall de entrada do escritório da ILM.
FOTO1
Replica do congelamento de Han Solo e os rascunhos originais dos personagens em quadros espalhados pelo escritório.
FOTO2
Hey ho, let´s go!
O ano é 1975, George Lucas já era um nome conhecido como cineasta ao lado de Francis Ford Coppola (se conheceram na faculdade), Steven Spielberg e Martin Scorsese. George Lucas acabava de alcançar o sucesso com “Loucuras de Verão” e tinha escrito um roteiro com 6 horas de filme, recebeu um grande NÃO de vários estúdios e decidiu dividir o roteiro em 6 episódios, obviamente neste momento você já deve saber do que estamos falando, sim Star Wars! Feita a divisão do roteiro Lucas, para impressionar os executivos da FOX, contratou Ralph McQuarrie, designer da Boeing e artista conceitual, Ralph ficaria responsável por desenhar as cenas a partir do roteiro. O estúdio FOX abraçou a ideia e com o dinheiro arrecadado em “Loucuras de Verão” e o apoio da FOX, Lucas cria então a Industrial Light and Magic, sua própria empresa de efeitos especiais/visuais.
A revolução que a ILM trouxe ao cinema começou durante a pós produção/edição de Star Wars IV, os primeiros cortes e edições do filmes foram um desastre e George Lucas acabou demitindo toda a equipe de edição e contratou novos profissionais que também não chegavam ao resultado que Lucas esperava. Então o estúdio FOX passou a desacreditar no filme e a pressionar Lucas, assumindo as edições e também o controle da ILM. A partir daí ela convocou a equipe de edições e mostrou à eles uma série de sequências de batalhas aéreas da 2ª Guerra Mundial e disse: “É isso que eu quero!”
Foi então que a ILM se tornou referência de qualidade em efeitos visuais e especiais, afinal, imagine em 1975/1976 você conseguir fazer um filme com naves voando pelo espaço e batalhas com espadas de luz, tudo isso sem nenhum recurso de computação Gráfica 3D. É pra ganhar o respeito de qualquer um mesmo.
Em 1985 a nova grande revolução: surge o primeiro personagem totalmente criado em Computação Gráfica, presente no filme Sherlock Holmes – O Enigma da Pirâmide.
SherlockHolmes1985
Cara, em 1985 os computadores eram assim:
PC-386-1985
O Windows tinha acabado de ser lançado e era assim:
windows_1_1985
E com toda essa “falta de tecnologia” os caras fizeram tanta coisa!

Em 1992 mais uma revolução, surge o primeiro protagonista digital, sim o T1000 de “Exterminador do Futuro 2″
T1000
Isso foi há 21 anos atrás!
Agora um outro marco revolucionário dos efeitos, Steven Spielberg decide dar vida a dinossauros e quem é que vai estar ali? ILM, sim mais uma vez revolucionando, dando vida a dinossauros através da Computação Gráfica mesclada a bonecos eletrônicos.

JURASSIC
A partir daqui, fica impossível listar todos os filmes na qual a ILM faz parte, mas vejam alguns dos principais.
-E.T
-De volta para o Futuro
-Ghost
-Indiana Jones (Todos)
-O Máscara
-A lista de Shindler
-Star Wars (a nova trilogia)
-Harry Potter (todos)
-Inteligencia Artificial
-Homens de Preto
-O dia depois de Amanhã
-A trilogia Bourne
-Piratas do Caribe (todos)
-As Cronicas de Nárnia (aqui a revolução de animais todos computadorizados e extremamente reais)
-Guerra dos Mundos
-Transformers
-Iron Man
-Wall-E (junto da Pixar)
-Avatar
-Star Trek
-Rango
-Os Vingadores
E por aí vai, mas podemos ver que são todos filmes TOP, sempre ligados a algum marco do cinema, sempre deixando gravada a qualidade de seus efeitos por onde passam, sempre à frente de sua época. Todas as revoluções de efeitos visuais e computação gráfica sempre estão ligadas a Industrial Light and Magic, aí você me fala:

- AHA! Mas em teoria a primeira animação totalmente feita em Computação Gráfica foi Toy Story da Pixar!
Pois então, a Pixar era uma divisão da Lucas Films (empresa da George Lucas) e na época se chamava Graphics Group, criada para colaborar com a Industrial Light and Magic e responsável pela criação de softwares de Computação Gráfica. Em 1986 foi comprada por Steve Jobs… OK, Toy Story foi criado em 1995… mas indiretamente tem seu pézinho ali na ILM….rs
Bom pessoal, o post ficou meio longo, porém este é um assunto muito interessante para quem está começando na Computação Gráfica, é sempre muito bom saber onde tudo começou. Mesmo resumindo muito, mas muito mesmo as curiosidades sobre a ILM, se não ficaria muito mais longo.
Espero que tenham gostado e entendido a importância não só da Industrial Light and Magic para o cinema, mas também de George Lucas e de diversos filmes, independente da história ou enredo, quem trabalha com computação gráfica, ou efeitos especiais precisa saber separar as coisas e conseguir enxergar só os efeitos e as dificuldades enfrentadas para se chegar a tais resultados, sejam elas para se fazer batalhas com espadas de luz em 1977, DeLorean voar em 1987, dinossauros parecerem vivos em 1993 ou Super Heróis enfrentarem grandes vilões em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.