Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 14 de Dezembro - Dia Nacional da Ópera

sábado, 14 de dezembro de 2013

14 de Dezembro - Dia Nacional da Ópera

Abertura de Don Giovanni, uma das mais
famosas peças de Mozart (1787).
Opera designa, por volta do ano 1650, um gênero de teatro musical em que a ação do estágio é harmonizado, e cantado com acompanhamento instrumental.

As representações são normalmente oferecidas na ópera, acompanhado por uma orquestra ou conjunto musical menor. Faz parte da tradição da música clássica européia ou ocidental.
Ao contrário do oratório, ópera é uma obra destinada a ser representado. Vários gêneros de teatro musical estão intimamente relacionados à ópera, como a zarzuela espanhola, o Singspiel alemão, opereta vienense, francês ópera cômica e do Inglês e musical americano. Cada uma dessas variantes do teatro musical tem suas próprias características, sem que tal privação para eles e, em muitas ocasiões, resultando nas fronteiras entre esses gêneros não estão claros.
Na ópera, como em vários outros gêneros de teatro musical, junta-se:
-música (orquestra, solistas, coro e diretor);
Cantores de ópera e os papéis que eles desempenham são classificados por tipo de voz, com base em características como a tessitura, agilidade, potência e timbre de suas vozes.
Os homens podem ser classificados por alcance vocal como baixo, baixo-barítono, barítono, tenor e contratenor, e as mulheres em contralto, mezzo-soprano e soprano.
Os homens podem às vezes cantar no vocal feminino, caso em que eles são chamados de soprano ou contralto. Destes, apenas o contratenor é comumente encontrado na ópera, às vezes cantando peças escritas para castrati.
As classificações podem ser mais específicas, por exemplo, uma soprano pode ser descrito como soprano ligeiro, soprano coloratura, soubrette soprano, soprano lírico, soprano lírico spinto ou soprano dramático. Estes termos, apesar de não descrever completamente a voz, associado com os papéis mais adequados para as características vocais do cantor.
Cada voz do cantor pode mudar drasticamente particularmente ao longo de sua vida e maturidade raramente vocal for atingido antes da terceira década, e às vezes até a meia-idade.
Referência: Grabner, Herrmann (2001). Teoria Geral da Música. Madrid: Akal. pp 236-237. ISBN 84-460-1091-7.
Fonte: es.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.