Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas práticas de endomarketing (funcionários interessados)

domingo, 3 de novembro de 2013

Dicas práticas de endomarketing (funcionários interessados)

Quando seus funcionários estão assim, eles produzem EXCELÊNCIA PURA!


Todos sabemos que para uma empresa crescer e se fortalecer no mercado em que atua é fundamental ter uma equipe de trabalho comprometida com esse intento. No entanto, o comprometimento dos colaboradores é algo a ser conquistado. Quando apenas exigido, corre o sério risco de apresentar falhas seja no desenvolver do serviço, seja no relacionamento dentro do ambiente de trabalho, e inevitavelmente, refletirá no atendimento ao cliente.

O endomarketing trata justamente dessa conquista: o cliente em foco passa a ser o interno, ou seja, o funcionário. Mais do que campanhas motivacionais ou comunicações internas, o objetivo do "marketing voltado para dentro" é fazer com que os membros da equipe "comprem" a razão de ser da empresa, percebam-se indispensáveis para realizar a proposta de trabalho, sintam orgulho de atuarem na mesma. Parece complicado? Simples, de fato, não é. Principalmente porque a base de tudo isso está na cultura organizacional da empresa. É nela que se encontram os valores com os quais os colaboradores se identificarão. Fazem parte dessa cultura a ética, as regras implícitas e explícitas a serem seguidas, os incentivos e benefícios oferecidos. Tudo isso, enfim, precisa ser compartilhado de forma clara e objetiva a todos que trabalham pela empresa.

Eis aqui mais um desafio aos líderes contábeis, pois uma das exigências para que o endomarketing dê bons resultados é que conheçam a fundo sua equipe de trabalho, a necessidade pessoal e expectativa profissional de cada um. E de nada vale ter tal conhecimento se, efetivamente, não há algo a oferecer a esse pessoal. Assim, um plano de carreira que apresente as possibilidades de crescimento profissional torna-se um grande atrativo para que os colaboradores visualizem seu futuro e sintam-se motivados a atuar pela empresa.

Informação é poder. Ao conhecer seus colaboradores, você saberá como conquistar seu comprometimento: para alguns, o lado financeiro é motivador, para outros, o acesso ao conhecimento é prioridade, e em todos os casos, reconhecimento é algo que todo ser humano busca. Para aqueles que trabalham em uma organização que está em fase de crescimento ou já no estágio de sucesso, é, no mínimo, compensador perceber sua importância profissional para a realização desse empreendimento. Portanto, não deixe de investir na fidelização de seus funcionários, afinal, eles fazem parte da alma da empresa.

Fonte: Blogodorium

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