Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas para desenvolver a criatividade

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dicas para desenvolver a criatividade

Inicio de semana e você provavelmente já começa fazendo uma lista mental de tudo aquilo que precisa resolver, pensa, organiza prioridades e depois de refletir, Mãos a obra! 

Você já parou para pensar de onde vêm as ideias, ou como fazemos para que a resposta para o que procuramos se apresente de forma criativa? Vivemos em um mundo onde procuramos cada vez mais encontrar respostas de forma rápida e, não somente isso, também precisamos ir além buscando apresentar soluções inovadoras. Em suma, precisamos ser criativos!

Todas as pessoas têm em si um potencial de criação. Somos “preparados” biológica e psicologicamente para isso. O que ocorre é que, muitas vezes, pensamos que criatividade é algo complexo e reservado a pessoas que já nasceram com esta característica. Mas se pensarmos em criatividade como uma forma de apresentar soluções para o que quer que seja o cenário muda de figura. 

O que precisamos fazer é nos conscientizar de que, para que a criatividade possa fluir e para que tenhamos cada vez mais ideias é importante treinar nosso cérebro e isto ocorre através de diversas formas de estimulação. 

Leitura
Leia, se informe, busque tomar conhecimento sobre a problemática apresentada, assim você terá a oportunidade de acumular dados necessários para que, quando surgir a ideia, ela esteja bem embasada, deixando assim o caminho livre para que a criatividade possa fluir. Quando sentir que falta criatividade, procure ler algo fora de sua área, isto permite que você tire o foco da pressão de ter que encontrar uma solução imediata, proporcionando que seu cérebro organize as ideias enquanto você “aparentemente” está concentrado em outros interesses.

Observação 
Olhe ao seu redor, observe de outros ângulos, procure ver as coisas de uma perspectiva diferente, faça uma leitura e releitura do ambiente, preste atenção aos detalhes que normalmente passam despercebidos, mas que podem ser a grande chave para o que se procura. Analise também outros casos semelhantes que deram certo, compare e veja como você pode utilizar esta informação a favor de suas ideias, isto também é criatividade. 


Escrita 
A melhor forma de organizar o pensamento é através da escrita. Quando escrevemos oferecemos a oportunidade para que nosso cérebro se ocupe com outras informações, pois ao sabermos que temos o que precisamos anotado ficamos mais seguros para pensar em outras ações. É como se pudéssemos esvaziar um espaço de nosso pensamento para que outros dados pudessem ser acrescentados. Outra vantagem de escrever é que você estará estimulando sua criatividade à sua maneira, possibilitando que, de uma ideia, possam surgir pequenas outras ideias. 

Conversa 
Conversar com outras pessoas estimula o processo criativo, pois através de um bate-papo informal podemos ter um momento “click” para encontrarmos a inspiração que precisamos. Outra vantagem que a conversa proporciona é que podemos ter uma nova percepção, totalmente diferente daquela que estamos acostumados, fazendo com que sejamos estimulados a pensar de forma criativa. Faça perguntas, argumente além de fortalecer relacionamentos você estará também agindo a favor das suas ideias. 
Portanto da próxima vez que precisar utilizar toda a sua criatividade, leia, observe escreva e converse com as pessoas. Com todos estes estímulos, você não somente encontrará o que precisa como também terá muitas outras ideias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.