Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O JAPÃO E SEUS CURIOSOS ALIMENTOS E EMBALAGENS

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O JAPÃO E SEUS CURIOSOS ALIMENTOS E EMBALAGENS

O mercado de alimentos no Japão é muito curioso. Lá, você pode comprar uma infinidade de produtos que acabam se transformando em comida. Por isso trazemos a vocês alguns exemplos destes produtos postados por brasileiros que estiveram por lá e tiveram a oportunidade de prová-los e admirarem suas curiosas embalagens. Vejam, apreciem e fiquem com água na boca!



Em 14 de fevereiro, no Japão também é comemorado o Valentine´s Day e lá é vendido esse pacotinho de biscoitos ao lado que vem com oito biscoitinhos doces do mesmo diâmetro de uma bolinha de ping-pong.  A embalagem, tem, um saco plástico por fora, uma bandejinha plástica com divisórias dentro novamente embalado em celofane transparente e sem desenhos, e cada biscoito está embalado em celofane. É bonito, mas talvez um pouco exagerado, pois isso além de encarecer um produto relativamente simples, gera muito lixo.



Este sorvete à direita, se aproxima bastante com um que tem ou pelo menos tinha no Brasil... de fabricante japonês, ele tem cobertura de morango e sorvete de creme por dentro.... é gostoso, o preço é razoável, e tem apenas uma caixa por fora, típica de sorvete, e um celofane que embala o próprio sorvete. Uma embalagem sem exageros e como todo papel, plástico e latas, totalmente reciclável...



Esta caixa de sorvete ao lado, contém dois tipos de sabores, um de melão e outro de melancia, meio infantil, mas a ideia é interessante. É um sorvete barato e gostoso. Vejam que as cores da embalagem são fortes e bem vivas, ou seja, é uma embalagem bem chamativa.


Os sorvetes em si, são apresentados em forma de fatias de melão e melancia...e na caixa vem 6 unidades, sendo 3 de cada sabor. O melhor são os caroços de melão que são de chocolate branco e os da melancia, de chocolate ao leite, simbolizando muito bem os verdadeiros. Veja abaixo:



     



Essa embalagem de Nescafé à esquerda é ecológica, pois é feita de papel, e prática, pois só precisamos tirar o lacre de plástico, virar a embalagem em cima do vidro vazio do mesmo produto, pressionar para baixo e rompe-se o lacre de papel e o pó cai direto dentro, sem precisarmos usar colher.

Embalagem esta que podemos e devemos dobrar em tamanho menor possível e jogar na lixeira dos lixos queimáveis ou combustíveis. Fácil, prático e ecologicamente correta.




Esse chocolate, é muito apreciado pelos brasileiros, e como toda embalagem no Japão, tem um pequeno corte nas laterais, onde devemos rasgar para abrir. O que é curioso, é a figura do atleta pronto para correr, que é o lado que devemos puxar em direção ao final da corrida. Muito criativo!



Esse sorvete é muito bom. Um sorvete de baunilha com cobertura de chocolate com flocos de um lado e bolacha de chocolate de outro.



Essa caixa de doces tem uma embalagem exagerada, pois ele vem em uma sacola com uma caixa embrulhada em papel de presente próprio do local de vendas e por sua vez, a parte onde ficam os doces, vem embalada em plástico transparente. A caixa também é de plástico, com divisórias, que contém os doces que por sua vez, são embalados um a um, em plástico também com a marca da loja. Se tirarmos os doces embalados um a um, ficamos com um pequeno volume.

Entendo que as caixas já ficam embrulhadas e quando vendem, precisam apenas colocar em uma sacola e portanto não se perde tempo e nem provoca muita fila de consumidores, mas por outro lado, exageram um pouco, e geram muito lixo.

Os supermercados cobram sacolas plásticas, portanto, a maioria leva a própria sacola, e ajuda um pouco a não gerar tanto lixo, mas como a preocupação dos japoneses é a apresentação dos alimentos, acabam usando muita embalagem.

E por falar em apresentação, vejam esses makizushis (sushi enrolados), que são verdadeiras artes tanto pela beleza quanto pela técnica, naturalmente, que quem saiba fazer sushis, deva até entender como conseguem fazer essa montagem, a ponto de centralizar a figura, de tal maneira que ao cortar as fatias, apareçam nestas formas abaixo...



E para finalizar, apresentamos este que merece um destaque especial. É uma espécie de pó que acaba se transformando em pudim. Até aí nada incomum, se não fosse o fato dele ser servido em forma de bumbum. Haja criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.