Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: DIFERENÇA DE CHEFE E LÍDER

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DIFERENÇA DE CHEFE E LÍDER

Qual a diferença de um Chefe e um Líder? Como deixar de ser um Chefe e se tornar um líder? 

Veja como tornar sua liderança mais eficaz.

“Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo”. (Rouch e Behling, 1984, p. 46).

Pode-se observar dois elementos neste conceito. O Primeiro, trata que liderança é um fenômeno grupal, ou seja para que exista um líder é necessário um grupo, sem grupo não há liderança. O Segundo, afirma que liderança é um processo de influenciação intencional, por parte do líder, sobre seus liderados.
Embora o líder seja o que inicia as ações, é necessário que os seus seguidores sejam sensíveis à ele, suas ideias e postura. Estaremos tratando sobre algumas das conhecidas escolas de pensamento em liderança.

Teoria dos traços: Segundo esta, os líderes possuem uma aparência física, atributos como peso, altura e os mesmos já nascem com eles. Outra característica já impregnada no DNA do líder segundo esta escola é a personalidade (moderação, ajustamento pessoal, auto-estima, auto-confiança, sensibilidade interpessoal e controle emocional) e habilidades (inteligência, fluência verbal, escolaridade, conhecimento).

Enfoque dos estilos de liderança: Esta escola afirma que as pessoas poderiam ser treinadas para exibirem o comportamento ideal do líder, pois se o mesmo pode ser identificado, basta aprimora-los transformando-os assim em líderes melhores.

Enfoque Situacional Contingencial: Esta teoria, afirma que a liderança é completamente dependente do líder, dos liderados(do grupo) e da ocasião. O grau de competência e eficiência do líder está diretamente ligado ao comportamento que o líder dever assumir em cada situação.

A motivação intrínseca deve ser trabalhada e cultivada nos liderados, para que se alcance uma liderança eficaz, ou seja a motivação pessoal, aquela que brota do intimo do individuo é a mais potente de todas as motivações. Quando um líder identifica essas motivações e trabalha esses pontos seu resultado será muito maior. A motivação intrínseca supera qualquer motivação extrínseca, claro que o líder não pode ignorar as necessidades humanas e básicas dos liderados como: necessidade de aprender, de auto-realização, de orgulho, de competência e de ser útil às pessoas.

O que estimula os empregados a trabalhar não são apenas as recompensas financeiras. As recompensas extrínsecas como o pagamento e outras recompensas externas, podem até diminuir a motivação intrínseca, gerando dependência e alto custo pelos planos de compensação.

Ou seja: A recompensa pode se transformar em um pesadelo para o líder, pois o que era antes um bônus, pode se tornar agora uma obrigação e obrigações deixam de ser reconhecidas pelos liderados. Nessa altura o líder provavelmente perderá seus liderados, pois além de sua colaboração não ser reconhecida, internamente o liderado passar a vê-la como obrigação. O dia em que a remuneração deixar de existir a motivação vai com ele e junto a produtividade.

A eficácia do chefe repousa na sua capacidade de ser obedecido por seus subordinados, o líder influencia aos liderados a segui-lo. Os “chefes” são munidos de autoridade e poder formal para conseguir induzir o condicionamento às normas da organização, usando de prêmios e ameaças e até alcançam efeitos milagrosos pelo condicionamento. Os chefes não acreditam que alguém precise estar motivado para trabalhar, para eles o trabalho não precisa fazer sentido para que seja cumprido.

Por outro lado o líder, motiva as pessoas a quererem ser como ele, a segui-lo a comprar suas ideias, os liderados amam seus líderes, mas os subordinados odeiam seus chefes. Confunde-se ao identificar o líder pelo carisma. Carisma não é liderança, mas todo líder é carismático, pois as pessoas querem ser como seus líderes. Essa é a diferença de Chefe e Líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.