Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 4 de Outubro - Dia de São Francisco de Assis

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

4 de Outubro - Dia de São Francisco de Assis

O dia 4 de outubro é dedicado a São Francisco de Assis. Nascido em 1182, em uma rica família mercante do norte da Itália, onde inicialmente continuou o negócio de seu pai.
Depois de um período de prisão por envolvimento em uma disputa de fronteiras em 1202, abandonou tudo em favor da vida religiosa.
Adotou a extrema a pobreza, mas pemaneceu trabalhando e pregando, especialmente para os pobres e doentes. Seu exemplo lhe trouxe muitos seguidores e em 1209, Inocêncio III aprovou a Ordem Franciscana. Foi ordenado diácono, mas sua humildade evitou que aceitasse o sacerdócio completo.
Rejeitou as posses materiais, vestindo apenas roupas simples e orientando seus seguidores a fazer o mesmo.
Seu ensinamento refletia um profundo amor ao mundo natural e respeito pelas mais humildes das criaturas. Por estas atitudes passou a ser considerado o protetor dos animais e patrono da Ecologia.
Empreendeu viagens missionárias ao sul da Europa e visitas ao sultão Al Kamil, no Egito, em um esforço para assegurar a paz durante a Quinta Cruzada.
Atribui-se a ele uma série de milagres e visões. Faleceu em 1226 e foi canonizado em 1228.
A vida deste homem é um exemplo forte que a maior riqueza a ser conquistada é a realização plena de um ideal.
Muitos homens, imaginam-se pequenos deuses, capazes de tudo criar ou destruir, com a ajuda do racionalismo.
É esse ilusório sentimento de onipotência que alimenta grande parte da agressividade que perplexamente constatamos hoje.
Fonte: www.animalworld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.