Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 3 de outubro - Dia das Abelhas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

3 de outubro - Dia das Abelhas

Abelhas evoluíram a partir de vespas. Os ancestrais das abelhas eram membros da família Crabronidae e eram predadores de insetos.
Dia das AbelhasElas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Estão em todos os habitats onde há plantas com flores (angiospermas). Elas estão adaptadas para se alimentar de pólen e néctar, usando o primeiro primariamente como alimento para as larvas e a segunda como energético. A espécie é conhecida por todas as abelhas domésticas (Apis mellifera), às vezes chamado simplesmente de "abelha". Esta espécie é um inseto social que vive em enxames composto por três classes: rainha, operárias e zangões. No entanto, a maioria das espécies de abelhas são solitárias.

Polinização

As abelhas são os polinizadores mais importantes de plantas com flores. Estima-se que um terço da alimentação humana são polinizadas por insetos, principalmente abelhas.
Dia das Abelhas
Apis mellifera polinizando uma flor de pêssego.
A maioria das abelhas possuem o corpo peludo; transportam uma carga eletrostática. Tudo isso ajuda na aderência do pólen para o seu corpo. Com as pernas para transferir cestas de pólen que podem ser de dois tipos: scopas ou corbiculae. Algumas espécies são altamente especializadas e coletam pólen de algumas espécies de plantas, outros são generalistas e visitam muitos tipos de flores diferentes. Mas geralmente visitam flores de uma única espécie, por um período de tempo antes de passar para outra espécie, o que é benéfico para as plantas que requerem a mesma espécie de pólen para a fertilização. A abelha tem duas antenas (órgãos olfativos), que servem para localizar as flores, e dois pares de asas, muito finas, permitindo que algumas espécies, alcance longos vôos de até 12 km.
Fonte: es.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.