Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual o melhor papel para impressão

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Qual o melhor papel para impressão


Que designer nunca teve aquela dúvida na hora de escolher o papel mais adequado para imprimir algum material, seja pessoal ou de cliente?
É função do designer deixar especificado ou, ao menos, fazer uma boa sugestão de qual papel o cliente deve escolher na hora da impressão. Mas o que determina o papel ideal? Irei especificar abaixo os itens principais para a escolha de um bom papel.

Gramatura

Nada mais é que o peso do papel. Na maioria dos países (isso inclui o Brasil) a medição da gramatura é feita pelo sistema métrico g/m² (gramas por metro quadrado). A medição é feita da seguinte forma: uma papel de um metro quadrado de área é pesado e o valor desse peso é sua gramatura. Ex.: Se uma folha de papel de 1m² pesa 90g, sua gramatura é de 90g/m².

Sentido da fibra

Essa dica é para quem tem a oportunidade de entrar na gráfica e olhar o papel antes de entrar na máquina para impressão. Quando o papel é inserido na máquina de fabricação a direção que ele foi colocado determina a direção da fibra. Em livros, principalmente quando o papel é impresso na direção correta da fibra, a abertura de páginas, o manuseio e a qualidade da impressão ficam ótimas. Gráficas que prezam pela qualidade sempre inserem o papel no sentido da fibra e o fazem entrar de forma mais suave na máquina, reduzindo, assim, sua manutenção. Quem tiver a oportunidade de acompanhar a impressão na gráfica vale a pena.

Espessura

Espessura não é gramatura! Esses dois itens são facilmente confundidos. Em impressão de livros, quando se quer deixar o livro mais grosso, é comum aumentar a gramatura para que ele aumente a espessura, nem sempre isso é necessário, papéis como o antique wove variam sua espessura se forem fabricados com mais ar no enchimento. É comum encontrar papéis de mesma gramatura mas com espessuras diferentes. Vale a pena ter um micrômetro para medir essa espessura.

Tonalidade

Por padrão, todo papel tem variações de cores, algumas pequenas, quase imperceptíveis, que variam entre os lotes de papel, já outras são bem aparentes. Hoje, no mercado de papéis, existem diversas tonalidades pré-determinadas pelo fabricante que vão desde o branco até tons azulados, por conta disso, uma dica que dou é pedir grandes amostras do papel, pois, ocorrem que muitos são “metamétricos”, ou seja, mudam de cor de acordo com as condições de iluminação.

Transparência (opacidade)

O grau de transparência do papel é fundamental para boa qualidade do material. Para projetos que possuem textos, ilustrações e fotos, recomenda-se o uso de um papel que não tenha uma transparência tão alta, pois atrapalha a leitura e o material não fica tão bonito assim.

E para não esquecer…

  • Se puder ir na gráfica e ver o início da impressão, vai te garantir uma boa qualidade no material;
  • Ter amostras de papel em casa pode facilitar bastante na hora da escolha;
  • Peça amostras de papel nas gráficas. Empresas grandes possuem essas amostras aos montes;
  • Confira a prova com cuidado. Ela é a última chance de pegar erros de cores, grafias, fontes, tratamento de imagem e outros detalhes que não podem aparecer no resultado final;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.