Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Preparando o seu material para a aplicação de Verniz

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Preparando o seu material para a aplicação de Verniz

O verniz é um tipo de acabamento de materiais que é usado para torná-los sofisticados. Este acabamento proporciona brilho ao material ou em partes dele. O verniz localizado (que é aplicado em partes do material) pode ser um pouco complexo de se fazer, mas não é difícil. O importante é você prestar atenção nos detalhes para que não haja problemas no material. Veja no exemplo abaixo como finalizar um cartão com verniz localizado no Corel Draw:

uv localizado 01
Agora vamos dar uma olhada no exemplo de como ficará este cartão.
uv localizado 02
Atenção: Lembre-se sempre de fazer a verificação das configurações do arquivo. Separação de efeitos, PowerClip, Bitmaps, Modos de cor, etc.
Este é o momento de você fazer a máscara do verniz. Lembre-se de fazer esta máscara em uma página diferente e na cor preta. Após ter feito esta máscara, coloque-a sobre o cartão para verificar se não há problemas de deslocamento ou tamanho.
uv localizado 03
Veja abaixo o exemplo do nosso modelo com a máscara de verniz.
uv localizado 04
Na imagem a seguir, você vai ver um exemplo de verniz localizado aplicado incorretamente. Caso isso aconteça, você deverá duplicar o objeto que receberá o verniz (no nosso exemplo, a imagem do camarão). Após duplicado, pinte-o de preto. Caso necessário, aplique um contorno de 0,3 mm com cantos arredondados. Não há necessidade de colocar atrás do preenchimento.
uv localizado 05
Agora, veja o exemplo desta máscara de verniz aplicada corretamente.
uv localizado 06
Depois da verificação feita de que o verniz localizado está na posição certa, você deve selecionar esta máscara e convertê-la em Bitmap, em tons de cinza, com resolução entre 300 e 400 dpi.
Após o verniz ter sido convertido, utilize a ferramenta Conta gotas, você verá que ele ficará na cor G:27.Este não é um preto 100%. Portanto, você deverá fazer com que ele fique 100% preto para que ele fique com uma ótima qualidade. Veja abaixo como fazer:
1. Tenha certeza de que a máscara está em tons de cinza.

2. Faça o seguinte comando, a partir do menu: Exibir > Aramado. Verifique se a máscara está encaixando corretamente sobre o material.
3. Verifique com a ferramenta Conta gotas a porcentagem da cor preta. Caso esteja G:27, você terá que fazer os seguintes procedimentos:

a) Selecione o objeto e faça o seguinte comando, a partir do menu: Efeitos > Brilho/Contraste/Intensidade…

b) Preencha as opções disponíveis corretamente, como mostrado na imagem abaixo.
brilho, contraste e intensidade

c) A máscara deverá ficar em G:0, ou seja, 100% preto.
Importante: A compra normal de materiais com verniz localizado permite a aplicação de 30% de verniz. Para materiais que terão mais de 30% de verniz, você deve consultar a sua gráfica para ver qual a percentagem que se ajusta melhor.

2 comentários:

Deixe o seu comentário.