Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Planejando o ACABAMENTO do seu material gráfico

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Planejando o ACABAMENTO do seu material gráfico

Como já comentamos em posts anteriores, a confecção de um material gráfico, seja ele qual for, envolve três etapas distintas de produção: a pré-impressão, impressão e o acabamento.

No acabamento ou pós impressão, as etapas acontecem após a impressão de um projeto e é finalizado como será entregue ao cliente.


Nesse momento o impresso poderá (ou não) receber um corte especial, uma laminação fosca, um verniz localizado, dobras, grampos, enfim, uma grande variedade de opções a serem tomadas de acordo com o efeito final a ser produzido. A decisão quanto ao tipo de acabamento utilizado na peça, deve ser tomada por quem a desenvolve (a agência, o designer gráfico, o publicitário...) e é desejável que esses profissionais tenham contato com a(s) empresa(s) responsável(is) pela produção do material a fim de que se discutam as questões técnicas desses processos, os custos, o tempo de produção e os resultados esperados com sua aplicação.

O acabamento enobrece e valoriza o material impresso. Sua escolha pode auxiliar a enfatizar um conceito criativo, aumentar a resistência de um projeto, proteger a impressão, torná-lo mais atraente e, consequentemente, impactar positivamente quem o recebe. Por isso, durante a fase das ideias, da elaboração dos rascunhos e antes mesmo da impressão de um material, é importante pensar cuidadosamente a respeito do planejamento de acabamento.

São exemplos de acabamento:

1 - Cortes simples, lineares

2 - Corte especial

3 - Verniz total / localizado / odorizado / texturizado

4 - Hot stamping

5 - Dobras

6 - Grampos

7 - Relevo seco

8 - Relevo americano

Ainda quanto à escolha dos acabamentos, É aconselhável pensar e testar os acabamentos antes da peça ser impressa, de forma a antecipar eventuais problemas. Quando se trata de pensar nos acabamentos, é aconselhável fazê-lo de trás para a frente e não ao contrário, prevenindo antes aquilo que, depois, pode ser impossível remediar.”

Diante disso, consideramos como relevantes as seguintes etapas para o acabamento de um projeto:

1 - Custo de produção. Por exemplo: pensemos numa peça simples, um cartão de visitas. Um cartão que contenha laminação fosca frente e verso + verniz localizado deverá ter um custo de produção maior se comparado com uma peça com as mesmas características mas não conte com esses acabamentos.

2 - Tempo de produção. Os acabamentos são operações complementares de produção. Muitos deles podem envolver etapas manuais e, consequentemente, sua realização pode tomar muitas horas para a sua completa realização.

3 – Elaboração de um boneco. É prudente produzir um boneco, ainda que sem impressão, no mesmo tamanho, quantidade de folhas, dobras etc para confirmar se aquilo que o designer está planejando em termos de acabamento realmente funcionará na prática. Após verificado (e aprovado) o boneco, pode-se proceder com mais segurança para a cotação e posterior produção do projeto.

Entendemos que o acabamento é uma etapa muito importante (a mais importante, talvez) para a confecção de um produto gráfico, pois valoriza e enobrece um projeto impresso. No entanto, o acabamento deve ser pensado e planejado não somente de acordo com os objetivos de comunicação esperados para o projeto, mas devem ter como base os custos envolvidos (e a verba disponível pelo cliente para a confecção da peça), o tempo de produção envolvido e as características físicas do suporte de impressão.

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