Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O 5 Por quês e a Causa Raiz

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O 5 Por quês e a Causa Raiz

Também conhecida como técnica dos 5 porquês ou “why-why”, Teve sua origem na Toyota no Japão, e é até hoje utilizada como técnica de análise sobre determinada necessidade, Buscando identificar a “causa-raiz” de um problema, podendo ser utilizada individualmente ou em pequenos grupos.
A técnica 5 por quês é aplicada na solução de anomalias com a finalidade de descobrir a sua principal causa, portanto ao chegar ao quinto por que, devemos ter a definição clara da causa, devido ao processo de análise.

Para aplicação desta técnica devemos analisar as possíveis causas de maneira crítica, considerando a sua real participação no problema detectado, ou seja, qual o fator de importância que esta causa tem para a ocorrência deste problema.
5 por quês?
Portanto devemos ao responder 5 vezes por que? a real certeza de que a causa foi identificada e também se esta causa de fato é a mais crítica para a ocorrência deste problema analisado.

O mais importante para esta técnica de análise de problemas é que se não considerar diversos fatores relacionados ao problema analisado, podemos apenas tomar uma medida intermediária que acabaria não gerando a solução.

Abaixo podemos detectar através de análise que o principal fator era a falta de manutenção preventiva ao qual ocasiona a parada da máquina, sem necessidade de chegar ao 5° por que? Ou em um nível mais crítico.
5 por quês?
A análise crítica de um problema não deve ser realizada de maneira superficial, pois em muitos casos podemos mascarar a causa principal e por isso manter os efeitos deste mesmo problema.

Tome cuidado ao analisar as causas de um problema, pois o grupo envolvido deve ter base sobre evidências reais e não apenas fatos isolados que não contribuem de maneira crítica.
Nível de Causas
Analisar profundamente esta causa é o que podemos chamar de detecção da causa raiz problema, por isso devemos considerar o 5 por quês uma técnica importante para esta etapa de identificação, simples e objetiva que auxilia no processo de solução.
Causa Raiz
Fica a dica desta técnica para você aplicar no dia a dia para trabalhos na solução de problemas, considere como importante o que de fato se espera no processo de análise, pois correção é o que elimina a causa e seus efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.