Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Kanban - Além do gerenciamento de software

sábado, 28 de setembro de 2013

Kanban - Além do gerenciamento de software

Métodos ágeis são hoje bastante conhecidos para os desenvolvedores de software, mas suas ideias podem ser aplicadas em diversas outras áreas. Aliás, muitas delas nasceram fora da área de desenvolvimento. Um destes métodos é o Kanban, que pode ser utilizado para otimizar e gerenciar a produção de tarefa de todos. Um dos objetivos é fazer com que toda a equipe saiba quais são as próximas atividades a serem cumpridas por cada um dos seus membros.



Quando se tem uma grande quantidade de tarefas a serem cumpridas e existe uma forte interdependência entre elas, na falta de um gerenciamento adequado é comum que algumas dessas atividades passem despercebidas e não sejam feitas no prazo requerido ou adequado.

Com a aplicação deste método poderíamos trabalhar de modo organizado assim: cada membro da equipe tem uma cor que representa suas atividades. Toda segunda-feira a equipe organizaria o kanban com as tarefas, em ordem de prioridade, que devem ser desenvolvidas ao longo da semana. As etapas usadas poderiam ser: "A fazer", "Em andamento" e "Concluído". O nome delas já deixa bem claro o status daquela tarefa.

Dessa forma, é mais fácil supervisionar as tarefas estipuladas e a eventual cobrança do andamento delas. Isso funciona melhor ainda quando aplicado em uma equipe bem pró-ativa, pois se percebermos que as tarefas de um membro estão em atraso ou por fazer, um outro membro pode ajudar, tornando o processo mais ágil.

Assim podemos ter uma ampla visão do processo como um todo, promover uma maior interação entre os seus executores e acompanharmos e monitorarmos todas as ações.
A equipe pode tornasse mais dinâmica, flexível. Além disso, o kanban deixa claro que para se conseguir realizar as tarefas com excelência, é necessário a colaboração e supervisão de todos.

Você já utilizou Scrum ou algum outro método ágil fora de software? O que acha de implementar o Kanban em sua empresa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.