Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Estratégias de Marketing Off Line para Pequenas Empresas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estratégias de Marketing Off Line para Pequenas Empresas

Hoje trazemos a vocês 14 diferentes formas de mostrar sua empresa para o seu público alvo e conquistar mais clientes sem depender da Internet.

Diferenças entre o Marketing Online e o Offline

Com o surgimento da Internet as empresas passaram a utilizar essa ferramenta como forma adicional de divulgação de suas marcas. Porém, hoje em dia, muitas empresas gastam mais recursos em ações online do que offline.

Sim, sua empresa deve ter um site, um blog, contas em redes sociais, utilizar mídia online paga (Google Adwords), mas sem se esquecer de chamar a atenção dos consumidores fora da grande rede. Neste artigo você irá aprender como conquistar mais seu público alvo fora do meio digital sem gastar muito dinheiro. Somando essas ações offline com as ações online de marketing, sua empresa estará sempre presente na mente de seus clientes.

Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, uma pessoa recebe, diariamente, cerca de 3000 apelos ao consumo. Esses apelos podem ser nos meios físico ou virtual. No entanto, apenas uma média de 200 desses apelos serão lembrados. Todo o restante é desperdiçado.
Sendo assim, você precisa investir nas formas tradicionais de propaganda, sejam elas online ou offline, mas sempre sendo criativo e buscando novas formas de chamar a atenção do seu cliente.


Formas Comuns de Marketing Offline

Abaixo estão listadas as formas de marketing offline que vem primeiro à mente de qualquer empreendedor. Não subestime a eficácia dessas ações. Aperfeiçoe e inove em cada uma delas.


1 Jornais e Revistas

Divulgar em jornais e revistas ainda é uma boa alternativa. Você deve saber selecionar aquelas publicações que oferecem o melhor custo benefício na sua região, além de serem voltadas para o seu público alvo. Por menos de R$ 100,00 é possível colocar um anúncio na sessão de classificados de um jornal de grande circulação.

As revistas podem ser um pouco mais caras, mas, dependendo do nicho de mercado que você queira alcançar, podem ser uma boa alternativa. Por exemplo, se sua empresa vende produtos ou serviços para o setor automotivo, publicar um anúncio em uma revista sobre carros é uma excelente oportunidade de estar presente onde seu cliente está. Não se esqueça de buscar apoio profissional no momento da elaboração da peça de divulgação.


2 Rádio

Da mesma forma que os jornais e revistas, a divulgação em rádios é bem comum e tradicional, mas muito eficaz. Busque por rádios comunitárias e pequenas na sua  região para que possa obter o melhor custo x benefício.
Uma dica interessante para divulgar em rádios pequenas é, ao invés de pagar pela propaganda comum em forma de vinheta, patrocinar um dos programas da rádio. Escolha aquele que mais se aproxima do seu público consumidor. Patrocinar um programa em rádios pequenas será uma alternativa com ótimo retorno e baixo investimento.


3 Cartão de Visitas e outros impressos

Parece incrível, mas muitos empreendedores não possuem um simples cartão de visitas. Apesar de ser uma das formas mais antigas e tradicionais de divulgação muitas empresas não dão o devido valor a esse item. 

Além do cartão de visitas, invista na identidade visual de sua empresa. Envelopes personalizados, papel timbrado e etiquetas são apenas alguns exemplos. Seu cliente valorizará muito mais uma proposta impressa no papel timbrado da sua empresa e enviada dentro de um envelope personalizado.

Dependendo da sua área de atuação será interessante também investir em catálogos impressos para seus produtos. Dê atenção principal ao design. Procure um bom profissional de design gráfico para que possa fazer uma arte bem elaborada e que chame a atenção.

Uma dica interessante para elaboração do seu material impresso é utilizar papel reciclado. Empresas que demonstram consciência ecológica estão ganhando destaque no cenário atual.


4Brindes

Quem nunca recebeu um calendário e uma caneta de um fornecedor no final de ano atire a primeira pedra. Apesar de parecer algo muito comum, você deve utilizar os brindes para surpreender seu cliente. Fuja do tradicional calendário com caneta e busque, junto aos fornecedores de brindes, as últimas inovações do mercado.

Pense em algo que será realmente útil para seu cliente e que tenha a ver com a atividade da sua empresa. Não adiante dar um pendrive de brinde se sua empresa é um restaurante.

Nem sempre os brindes mais caros são os mais eficazes. A palavra chave para agradar seus clientes com brindes é: novidade. Dê algo útil e inusitado e captará a atenção das pessoas.


5 Carros de Som

Se o seu negócio envolve uma loja física, uma boa opção de propaganda é utilizar carros de som. O custo por hora é baixo e tem a questão da mobilidade que deve ser levada em consideração. O carro de som irá percorrer vários bairros de sua cidade e isso aumenta o impacto dessa ação de marketing.

Caso você tenha dinheiro em caixa poderá contratar um trio elétrico por um dia, por exemplo no dia da inauguração da loja, para chamar a atenção de todos que passam, convidando-os a entrar.

Seja com carro de som ou trio elétrico, fique atento se na sua cidade existe alguma restrição a esse tipo de ação promocional e oriente o condutor para evitar fazer sua rota em locais próximos a hospitais e escolas.


6 Outdoor

Os outdoors, apesar de terem um custo elevado, podem ser uma boa alternativa se a localização que você escolher para instalar sua propaganda for em um área de passagem dos clientes que você queira alcançar.

Evite cair na tentação de colocar muita informação em um outdoor. Isso pode fazer com que o efeito seja o contrário. Ao invés de chamar a atenção ele poderá ser ignorado pelo simples fato de ter muito texto com fonte pequena demais para ser visto com clareza.

Outdoors com poucas cores tendem a ser mais baratos do que os que utilizam fotografias. Aproveite e veja com a empresa de publicidade os descontos que serão oferecidos para a contratação em quantidade.


7 Panfletagem

Uma forma de marketing muito comum nos centros das grandes cidades é a panfletagem. Por ser de baixo custo, muitas empresas, principalmente de crédito consignado e compra e venda de metais preciosos (ouro, prata, etc), optam por esse tipo de divulgação.

Mas tenha cuidado, apesar de ter um baixo custo a eficácia não é muito alta. A grande maioria das pessoas está condicionada a não pegar os panfletos e, quando pegam de forma impulsiva, logo amassam e jogam no chão.

Então avalie bem se valerá a pena utilizar a panfletagem para divulgar seus produtos e serviços e tente inovar para chamar a atenção e não ser apenas mais um papel no chão.

Formas Menos Comuns de Marketing Offline

As idéias abaixo são simples, porém pouco exploradas pelas empresas. Use essas idéias como ponto de partida e deixe sua criatividade lhe mostrar outras formas de marketing offline.


8 Feiras e Eventos

Participar de feiras e eventos que tenham a ver com o setor de atuação da sua empresa é uma excelente forma de marketing offline.

Caso você tenha dinheiro suficiente para montar um stand na feira, excelente. Mas não pense que essa é a única maneira de conseguir bons negócios nesses eventos.

Você pode participar como visitante e levar seu material de divulgação (cartão de visitas, brindes, catálogos de produtos, etc) para deixar com possíveis parceiros, fornecedores e clientes.

A chave para ter sucesso em feiras e eventos é aprimorar sua rede de relacionamentos. Vá disposto a fazer novos contatos e, principalmente, mantenha esses contatos após a feira.


9 Busdoor

Parecido com o outdoor o busdoor nada mais é do que uma propaganda impressa que fica atrás dos ônibus. É menos conhecido que o outdoor e sua vantagem é que não é estático. Ao invés de ficar imóvel em um determinado ponto da cidade o busdoor está em constante movimento, tendo impacto sobre maior número de consumidores em potencial.

Também existem modalidades de propaganda que são exibidas em outros meios de transporte como metrô, trens, barcas, etc. A grande vantagem é o fluxo de pessoas nesses veículos todos os dias. Mas tenha certeza de utilizar essa ferramenta apenas se seu público alvo tiver o perfil dos usuários de tal transporte público.


10 Mala Direta

Embora bastante conhecida, muitas empresas não aproveitam todo o potencial da mala direta limitando-se a enviar apenas o catálogo de seus produtos.

Todos nós recebemos, com certa freqüência, conteúdo promocional através dos Correios e estamos acostumados a descartar rapidamente o que julgamos desinteressante.

Para ter sucesso com mala direta você precisa atrelar essa forma de divulgação com uma forma de captação dos contatos. Não basta simplesmente escolher endereços aleatórios e enviar seu material na esperança que gerarão alguma receita para sua empresa.

Você deve enviar mala direta para os consumidores realmente interessados em receber notícias sobre seus produtos e serviços. E você pode captar esses contatos através das suas interações do dia a dia, nas feiras e eventos que participar, através do site da sua empresa ou através da compra de lista de endereços segmentados junto a empresas que trabalham com consultoria em mala direta.
Sempre conte com o apoio de uma empresa especializada para implementar sua campanha de mala direta, pois isso fará com que você atinja o melhor custo x benefício possível para alcançar seu cliente gerando receita para sua empresa.


11 Marketing Boca a Boca

Essa é sem dúvida e forma mais eficaz e barata de divulgar a sua empresa. Um cliente satisfeito trará outro cliente. Mas tome cuidado, pois um cliente insatisfeito espantará outros 10. Fique atento ao que seus clientes estão falando sobre sua empresa.

Sempre que efetuar uma venda entre em contato com o cliente para saber o que achou do produto ou serviço. Você terá muito a ganhar se fizer esse contato. Por exemplo:
  • Seus concorrentes provavelmente não costumam entrar em contato com os clientes para receberem um feedback;
  • Você poderá efetuar uma segunda venda através desse contato;
  • Se o cliente estiver satisfeito você poderá pedir que ele o indique para outras pessoas;
  • Se o cliente estiver insatisfeito você saberá em quais pontos deve melhorar e terá a chance de compensar seu cliente transformando-o de um cliente em insatisfeito em um satisfeito;


12 Mini Cards

Como novidade no mercado de cartões de visitas destaco os “Mini Cards”, que nada mais são do que CDs e DVDs pequenos em formato de cartão de visitas. Além de usá-los como cartões normais você pode gravar um vídeo promocional e colocar dentro do Mini CD.

É uma alternativa barata e de grande impacto que fará você se destacar da concorrência. Geralmente um Mini Card impresso e com conteúdo digital gravado custa cerca de R$ 3,00 por unidade, com mínimo de compra de 100 peças.


13 Propaganda por Telefone

Sabemos que a maioria das pessoas não gosta de receber mensagens de telemarketing ativo, mas isso não deve impedir sua empresa de utilizar esse mecanismo. Os principais motivos que fazem com que as ofertas de telemarketing sejam recusadas são:
  • Operador liga para muitos clientes por dia utilizando um script padrão e acaba falando de forma automática, parecendo uma máquina;
  • As ofertas não são destinadas à pessoa que atende à ligação;
  • Muitas das ofertas possuem preços promocionais, mas escondem armadilhas que fazem os consumidores se sentirem enganados depois de algum tempo que estão utilizando o produto ou serviço;
  • As ofertas são, na maioria dos casos, genéricas e não possuem nenhum tipo de personalização às necessidades reais do cliente;
Sendo assim, você pode utilizar a divulgação por telefone de forma diferente do que geralmente é feito pela concorrência. Veja algumas dicas:
  • Não use a ligação para vender, use para entrar em contato com o cliente;
  • Peça permissão para enviar seu material pelos Correios;
  • Selecione bem os contatos e faça poucas ligações por dia;
  • Não coloque terceiros para efetuarem as ligações. Ninguém melhor do que você (dono da empresa) para conhecer todas as possibilidades de personalização dos seus próprios produtos e serviços;
  • Peça que o cliente indique conhecidos que, provavelmente, se interessarão por sua oferta e ofereça um desconto expressivo caso ele indique sua empresa;
Se você fizer apenas 20 ligações por dia, gastando em média 3 minutos em cada uma delas terá gasto apenas uma hora do seu tempo e, ao final do mês, terá prospectado entre 400 e 440 possíveis clientes.
Acredito que você esteja pensando que tantas ligações custariam muito dinheiro. E aqui está a última dica desse item. Utilize tecnologia Voip. Para aqueles que não conhecem, trata-se de um sistema que permite realizar chamadas telefônicas utilizando sua conexão com a Internet sem perder a qualidade e com custos até 90% menores do que o sistema telefônico convencional.
Utilizando nosso exemplo acima de contato com 440 clientes, você gastaria menos de R$ 70,00 por mês para os mais de 1300 minutos de ligação. Realmente uma economia considerável.


14 Ações Socioambientais

As empresas possuem um papel fundamental perante a sociedade e, principalmente, com a comunidade e a o meio ambiente em que estão inseridas.

Utilizar ações socioambientais é uma forma muito eficiente de divulgação do seu negócio. Vá além de simplesmente usar papel reciclado. Utilize a criatividade e proporciono benefícios reais à sua comunidade. Veja alguns exemplos:
  • Se seu negócio é um escritório de advocacia separe um ou dois dias no mês para fazer atendimentos gratuitos ao público;
  • Se tem um escritório contábil ou uma empresa de consultoria separe um pouco do seu tempo para ajudar pequenas empresas que estão iniciando suas atividades e não têm condições de pagar por uma consultoria;
  • Se sua empresa for um mercado, ajude orfanatos e asilos fornecendo cestas básicas todos os meses;
  • Se seu público alvo são estudantes, promova ações junto às escolas em datas como o dia da árvore ou o dia do meio ambiente;
Enfim, o segredo é ter criatividade e sensibilidade para perceber qual a melhor alternativa para sua empresa. Lembre-se de promover as ações socioambientais da sua empresa primeiramente com o intuito de ajudar o próximo e a natureza, e o reconhecimento virá com o tempo através da forma como seu consumidor passará a respeitar sua empresa.

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