Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aprenda mais sobre os tipos de papéis existentes utilizados em gráficas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Aprenda mais sobre os tipos de papéis existentes utilizados em gráficas


Hoje falaremos sobre os diversos tipos de papeis existentes e que são utilizados em gráficas. Esperamos assim poder ajudá-los na tomada de decisões na hora de realizar em produção gráfica dos impressos dos nossos queridos leitores clientes e designers.

OFF-SET:

Papel com bastante cola, superfície uniforme e lisa, sem nenhuma felpa na parte de cima e preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância em todos os papéis para a impressão pelo sistema offset e litográfico em geral. Usado para miolo, livros infantis, infanto-juvenis, médicos, revistas em geral, folhetos e todo serviço de impressão a cores.

OFFSET TELADO:

Suas características são textura e gofrado (papel texturado ou gravado em relevo). Usado em calendários, displays, convites, cartões de festas e peças publicitárias.

POLEN RÚSTIC:

Papel com um toque rústico e artesanal. OFFSET/Impressão a Cores. É usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte.

POLEN BOLD:

Papel com opacidade e espessura elevada. OFFSET/Impressão a cores. É usado em livros quando necessário papeis mais espessos, sem aumento do peso do livro.

POLEN SOFT:

Papel com tonalidade natural, ideal para uma leitura mais prolongada e agradável. Usado em livros instrumentais, ensaios e obras gerais.

ALTA PRINT:

Papel offset “top” de categoria, com alta lisura, brancura e opacidade. Produzindo através do processo “soft calender on-machine”, oferece a melhor qualidade de impressão e definições de imagens.

PÓLEN BOLD:

É um offset de tonalidade diferenciada, excelente opacidade e maior espessura. Sua tonalidade reflete menos a luz, permitindo uma leitura mais agradável.

COUCHÉ:

Papel com uma ou ambas as faces recobertas por uma fina camada de substâncias minerais, que lhe dá aspecto encorpado e brilhante, e muito próprio para a impressão de imagens a meio-tom, e em especial de retículas finas. Para a impressão de textos o papel gessado é muito lúdico e por isto incômodo à vista. Defeito que se tem procurado contornar com a criação das tonalidades mate. 

O termo francês “Couché” (camada) é usadíssimo entre nós, onde chegou a assimilar-se em couchê. É necessário distinguir couchê de duas faces de alguns papéis simplesmente bem acetinados, que com eles se confundem; molhando-se e friccionando-se uma extremidade do papel, se for couché, a camada de branco desfaz-se.

COUCHÉ L1:

Papel com revestimento Couché brilhante em um lado. Policromia. Suas aplicações são sobre capas, folhetos e encartes.

COUCHÉ L2:

Papel com revestimento Couché Brilhante nos dois lados. Policromia. Suas aplicações são em livros, revistas, catálogos e encartes.

COUCHÉ MONOLÚCIDO:

Papel com revestimento couchê brilhante em um lado. Mas liso no verso para evitar impermeabilidade no contato com a água ou umidade. Suas aplicações são em embalagens, papel fantasia, rótulos, out-doors, base para laminação e impressos em geral.

COUCHÉ MATTE:

Papel com revestimento couchê fosco nos dois lados. Suas aplicações são em impressão de livros em geral, catálogos e livros de arte.

COUCHÉ TEXTURA:

Papel com revestimento couchê brilhante nos dois lados, gofrado (texturado ou gravado em relevo), panamá e skin (casca de ovo). Suas aplicações são em livros, revistas, catálogos, encartes, sobrecapas e folhetos.

COUCHÉ TEXTURA SKIN:

Papel com revestimento couché texturado nas duas faces imitando casca de ovo.

COUCHÉ TEXTURA PANAMÁ:

Papel com revestimento couché texturado nas duas faces imitando trama de uma tela de linho.

LINHA ESPECIAL - COTE

Agora seguem-se alguns tipos de Couchê especiais que possuem uma característica em comum. Quase todos têm uma camada de alto brilho chamada “cast coated”, que dá o aspecto brilhoso nesse tipo de papel. Vejamos:

COUCHÊ COTE:

Papel branco revestido com camada couchê de alto brilho chamada “Cast Coated”, sendo o verso do papel branco fosco.

DUPLEX COTE:

Cartolina branca revestida com camada couchê “Cast Coated”, sendo verso do papel branco fosco.

COLOR COTE:

Papel revestido com camada couchê “Cast Coated” em cores pastéis e intensas: azul, verde, rosa, amarelo, vermelho, preto, prata e ouro, verso do papel branco fosco.

PEARL COTE: Cartolina perolada.

DOBLECOTE:

Papel branco, revestido com camada couchê “Cast Coated” em ambas as faces.

GOFRACOTE:

Papel branco revestido com camada couchê “Cast Coat” gofrado (texturado ou gravado em relevo) nos moldes: linho fino e casca de ovo, sendo o verso do papel branco fosco.

LAMICOTE:

Cartão laminado com poliester metalizado nas cores: prata, ouro e outras, sendo o verso do papel branco fosco.

METALCOTE:

Papel “Cast Cote” metalizado a vácuo nas cores: prata e ouro, sendo o verso do papel branco fosco.

APLICAÇÕES DA LINHA COTE:

As aplicações desses tipos de papeis variam muito, sendo aplicadas em artigo de festas, auto adesivos, brinquedos, calendários, capas (de balanços, discos, livros, relatórios, revistas e talões de cheque), cardápios, cartazes, cartões em geral, catálogos, convites, displays em geral, divisórias de agendas e relatórios, embalagens, etiqueta (tanques), folhetos, folhinhas, literaturas médicas, papel de presente, pastas, posters, provas de impressos, reproduções de telas de pintura e revestimento para forração de embalagens de micro ondulados.

Existem outros tipos, aqui falamos apenas de alguns. É importante também salientear que nem toda gráfica trabalha com todos os tipos disponiveis no mercado, pois vai dependes dos equipamentos usados e materiais produzidos por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.