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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

9 de Setembro - Dia do Administrador de empresas

Organização, planejamento e orientação. Essas são as palavras chaves para a profissão de administrador. Mas organizar, orientar e planejar exatamente o quê, onde e para quem?


O administrador geralmente é requisitado para administrar os recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos de uma empresa.
Cabe a ele buscar métodos e atividades para o bom funcionamento da organização, além de executar seu planejamento de modo a alcançar índices de produtividade desejáveis.
Nos últimos tempos, tem conquistado novos espaços como Internet e organizações não governamentais. Mas para exercer a profissão, lembre-se: é preciso obter o registro no Conselho Regional de Administração.

O que faz?

O administrador é uma espécie de coringa no mundo de negócios - profissional requisitado pela maioria das empresas, públicas ou privadas, para atuar nas mais diversas áreas.
Nenhuma instituição funciona sem um administrador. A função é imprescindível, já que ele é responsável por criar meios para que uma empresa atinja os objetivos propostos, independente da área.
Sua visão é do todo, e não das partes, mesmo que esteja relacionado especificamente a uma área. Empresas pequenas, médias ou de grande porte nacionais ou multinacionais constituem o mercado em potencial, onde podem trabalhar nos mais diversos setores.
Na parte de auditoria, acompanha exames periciais de toda a parte contábil das empresas, incluindo balanços, estoques e caixa.
Se o ramo escolhido for comércio exterior, o administrador cuida da parte de exportação e importação da empresa, bem como suas relações com organizações internacionais.
Na área de controladoria, gerencia a aplicação de orçamentos e analisa de perto o controle de custos.
O setor de recursos humanos também costuma buscar profissionais de administração para atuarem na seleção, capacitação e treinamento de pessoal.
Pode exercer atividades de contratação de funcionários, coordenação de planos de cargos e salários e implantação de programas de benefícios e serviços concedidos pela empresa, por exemplo.
Geralmente, as organizações preferem o administrador com especialização em RH para atuar na área.
E para quem se interessa por gerenciamento de empresas de convênio de saúde, clínicas, prontos-socorros e hospitais, trata-se de uma área que também requisita, com freqüência, profissionais de administração.
Mas, algumas empresas costumam exigir um curso de especialização em administração hospitalar.
Algumas faculdades já dispõem deste tipo de curso em nível superior.

Onde estudar?

Considerado um curso da área de Ciências Sociais Aplicadas, Administração conta com disciplinas básicas como Sociologia e Psicologia. Dentre as específicas, estão Matemática Financeira, Marketing, Estatística, Contabilidade, Legislação Tributária, Instituições de Direito Público e Privado, Administração de Materiais, Teoria Geral de Administração.
Algumas instituições já oferecem o bacharelado voltado para Administração Hospitalar, Comércio Exterior e Marketing.
Outras só possuem o curso de bacharel em Administração, sendo necessária uma especialização para quem se interessar.
Fonte: www.ibge.gov.br

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