Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de setembro - Dia Nacional da Defesa da Fauna

domingo, 22 de setembro de 2013

22 de setembro - Dia Nacional da Defesa da Fauna

Fauna é toda a vida animal de qualquer região ou tempo em particular. O termo correspondente para as plantas é flora. Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de biota.

A fauna é o conjunto de espécies de animais que habitam a região geográfica, que são característicos de um período geológico, ou que podem ser encontrados no ecossistema determinado. Entre essas possíveis relações predomina a competição ou predação entre as espécies. Os animais são normalmente muito sensíveis a perturbações que alterem o seu habitat, por isso, uma alteração na fauna de um ecossistema indica uma alteração em um ou mais dos fatores presente.
Zoólogos e paleontólogos usam fauna para se referir a um conjunto típico de animais encontrados em um tempo ou lugar específico, por exemplo, "fauna do deserto de Sonora".
Paleontólogos às vezes se referem a uma sequência de estágios de fauna, que é uma série de rochas que contêm todos os fósseis semelhantes.
Etimologia
"Fauna" vem do nome latino da Fauna, a deusa romana da terra e da fertilidade, o deus romano Fauno, e os espíritos da floresta relacionados chamados faunos. Todas as três palavras são cognatas do nome do deus grego Pan, e panis é o equivalente grego de fauna. Fauna é também a palavra para um livro que cataloga os animais, de tal forma. O termo foi usado pela primeira vez por Linnaeus no título de seu 1745 trabalho, Fauna suecica.
Referências
1. ^ http://en.wikisource.org/wiki/1911_Encyclopædia_Britannica/Linnaeus
2. ^ Fauna of Sandy Beaches
3. ^ Josef Rusek (1998). "Biodiversity of Collembola and their functional role in the ecosystem". Biodiversity and Conservation 7 (9): 1207–1219. doi:10.1023/A:1008887817883.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Fauna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.