Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 10 Dicas Para Manter O Foco Nos Estudos

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

10 Dicas Para Manter O Foco Nos Estudos


NÃO PERCA O FOCO: MANTENHA-SE CONCENTRADO EM SEUS OBJETIVOS

Uma das mais eficientes técnicas de estudo é ser capaz de se concentrar. Muitos de nós estamos distraídos quando nos sentamos para estudar, e nem nos damos conta. Quando você se mantém concentrado, ajuda a manter o foco e a aumentar sua taxa de recuperação do que foi estudado. O Até Passar oferece 10 dicas para manter o foco enquanto estuda.


1. Meditação

As pessoas que meditam regularmente acham mais fácil se concentrar. Meditar por 20 minutos diários pode ajudar você manter-se calmo e focado. Se limpar sua mente é muito difícil, existem meditações guiadas que você pode utilizar. Veja http://www.oshosukul.com/medita.htm

2. Eliminar ou ignorar distrações

O ideal é eliminar as distrações. Porém, se não for possível, treine-se para ignora-las. Descubra o que mais o afasta da concentração (televisão, computador, telefone, conversas, etc) e tome providências para que estas coisas não atrapalhem o foco sua hora de estudo.

3. Qual sua melhor hora do dia?

Algumas pessoas trabalham melhor no início da manhã, enquanto outros são corujas felizes por estarem acordadas ainda, quando o dia vai começar. Tanto quanto possível, você deve agendar o estudo para estes períodos do dia. Tentar estudar em horários de baixa energia vai tornar mais difícil para você compreender a informação e vai afastá-lo do foco.

4. Conheça os seus porquês

Saber por que você está estudando pode ajudar a aumentar o seu foco mental. Se você tem bem claro seu objetivo de longo prazo para estudar (se é para aprender uma nova habilidade ou conseguir um bom emprego), você vai fazer mais um esforço para superar o desconforto do momento. Certifique-se o resultado final do estudo é algo que você realmente deseja alcançar.

5. Pense negativo

Não, isso não é um erro de digitação! As pessoas que pensam seus objetivos em termos de prevenção são menos propensos a desistir. Ao invés de focar apenas nas coisas boas que o estudo trará para você, pense também no que você pode evitar estudando (perder o ano escolar, perder a chance de entrar no serviço público, não passar no vestibular, etc).

6. Estabeleça uma meta para cada sessão de estudo

Cada vez que você sentar para estudar você deve ter um objetivo definido para aquela sessão de estudo. Poderia ser rever um capítulo ou identificar cinco pontos-chave do material, ou resolver 30 questões de concursos anteriores. Não saia do plano. Cada vez que você definir um objetivo pequeno e alcançá-lo, vai ficando mais forte na sua mente a ideia de cumprir metas quando estuda.

7. Para começar, defina um limite de tempo

Se você é uma pessoa que tem problemas para iniciar uma tarefa, definindo-se um limite de tempo pode ajudá-lo a concentrar-se e superar sua aversão inicial da tarefa em mãos. Sabendo que você só tem que se concentrar para os próximos 30 minutos faz parecer muito mais realizável.

8. Adeque seu tempo de estudo e pausas

Geralmente se planejam sessões de estudo de 50 minutos com 10 minutos de intervalo. Talvez, você não consiga passar tanto tempo focado. Então, que tal estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos?

9. Mantenha boa forma física

Acredite ou não, estar fisicamente apto pode ajudá-lo a se concentrar para estudar. Além do exercício ser um grande compensador do esforço intelectual, se for aeróbico, dá suporte ao funcionamento cerebral ideal. Ser fisicamente ativo também ajuda você a dormir melhor à noite. Assim, você estará menos cansado e mais fácil de se concentrar.

10. Estabelecer o hábito de começar

Como mencionado, muitas pessoas acham começar a parte mais difícil de estudar. Sendo assim, a coisa mais importante é apenas para fazê-lo. Não espere até amanhã ou por condições perfeitas ou pior de tudo: por “inspiração”. Começar logo pode se tornar um hábito, se praticado por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.