Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Acabamentos Gráficos - Verniz UV localizado

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Acabamentos Gráficos - Verniz UV localizado


Uma tendência que cresce dia após dia é o enriquecimento de impressos através de acabamentos especiais.

Temos casos em que um folder pode em seu custo final, ficar mais caro do que revistas com várias páginas. Tudo depende do valor agregado no material por meio desses acabamentos.

Aí entramos num campo fértil para agências e designers. 

Um impresso pode receber variados tipos de acabamento: um corte diferenciado feito por meio de faca especial, aplicação de vernizes, relevos e hot stamping... enfim, praticamente não há limite para as composições que podem ser feitas. 

Nesse post, iremos tratar de um dos mais usados no seguimento promocional: o verniz localizado - e sua aplicação.
Antes de começarmos a descrever como deve ser feita uma máscara de verniz, vale lembrar que os equipamentos que fazem esse tipo de aplicação são máquinas serigráficas, (semelhantes as usadas para estampar roupas), e portanto por mais precisas que sejam, podem apresentar leves variações na aplicação do verniz no papel. Portanto, sempre que possível evite aplicar verniz localizado sobre textos ou objetos muito pequenos ou finos, para que essa variação não se torne perceptível. 

Vamos então à confecção da máscara de verniz: 

Abaixo um flyer e o local onde queremos que o verniz localizado seja aplicado. 
Escolhido o local da aplicação, o próximo passo é o desenho em vetor da área que irá receber o verniz.

A opção pelo desenho vetorizado é óbvia: quanto mais preciso for o desenho, menos variação haverá na aplicação.

Algumas pessoas optam por enviar a máscara do verniz como imagem PB ao invés de vetor. Isso pode ser feito, porém a imagem da máscara deve ter pelo menos 400 dpi. Mesmo assim, pelo fato da imagem possuir as extremidades serrilhadas haverá mais dificuldade no registro (acerto) do verniz no impresso. Dê preferência sempre por enviar as máscaras em vetor. 


Procure fazer o desenho mais preciso possível da área de aplicação. Após elimine todos os demais objetos, deixando apenas a máscara do verniz, conforme mostrado abaixo.


Coloque a máscara em uma página ou arquivo separado. Nunca deixe-a no arquivo aplicada sobre a arte, pois pode ocorrer que, por algum desencontro de informações ela não seja removida da arte e acabe sendo impressa no papel.

Coloque-a sozinha em uma página ou arquivo. Assim você diferencia o que é verniz do que é impressão.

Passadas as etapas acima, você deve preencher os objetos que formam a máscara do verniz.

Alguns designers enviam as máscara pintadas de magenta ou cyan, ou até com pantones. Mas o ideal é que sejam sempre preenchidas de preto. Isso porque algumas empresas que trabalham na aplicação do verniz, utilizam impressoras laser e/ou jato de tinta para fazerem o filme (fotolito), que será usado na revelação da tela serigráfica.

Esse filme, transparência, fotolito... obrigatoriamente tem que estar na cor preta, para que possa bloquear a luz sobre a tela, nas áreas de verniz.

Quando enviamos a máscara em magenta, por exemplo, a pessoa que irá aplicar o verniz precisa antes passar tudo o que está em magenta para preto, e só depois poderá fazer a revelação da tela. Se você já envia o arquivo em preto, todo o processo fica mais rápido, pois pulamos essa etapa. 



Agora sim! sua máscara está pronta para ser enviada para a gráfica: 



Por Gilson L. Machado fotógrafo e designer gráfico do http://www.diskimpresso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.