Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O que é design de embalagem? Parte 3/3

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O que é design de embalagem? Parte 3/3

E finalizando a série de posts sobre design de embalagens publicados originalmente pelo Choco La Design, encerramos esta última parte abordando assuntos relacionados a Ecologia e Tendências. Esperamos que isto ajude bastante a todos vocês, designers e os nossos clientes. Até a próxima.


Ecologia

Práticas Sustentáveis

As práticas sustentáveis são uma das tendências emergentes de consumo. A empresa que se utiliza de métodos sustentáveis para criar suas embalagens, destaca-se no mercado por sua preocupação ambiental.
Essa diferenciação, porém, em breve se tornará uma realidade. Apesar de as embalagens sustentáveis ainda não serem a principal razão de compra de um produto, tornaram-se uma das expectativas do consumidor. Para demonstrar o quanto somos preocupados, devemos pensar nesta mudança e tentar aplicar os conceitos de sustentabilidade nas nossas embalagens.
Ebay Box
As embalagens do Ebay são feitas com papelão ondulado 100% reciclado. A ideia é que cada embalagem seja reutilizada por no mínimo cinco vezes no envio de produtos negociados através do site. A caixa apresenta espaços para que os usuários escrevam pequenos relatos, ajudando a construir crônicas sobre o uso de cada embalagem. Calcula-se que se toda caixa for reutilizada no mínimo cinco vezes, 4000 árvores deixarão de ser cortadas, 9 milhões de litros de água serão economizados e a energia equivalente a utilização de 49 casas por ano serão poupadas.
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Impressão Sustentável

Portanto, na construção de uma embalagem sustentável, devemos utilizar técnicas que nos permitam verdadeiramente diminuir o impacto ambiental.
Algumas opções de impressões sustentável são utilizar tintas à base de soja e de vegetais. São produzidas a partir de uma fonte renovável e podem ser descoloridas mais facilmente, tornando mais simples a reciclagem.

Opções de Papel

O papel reciclado pode ser bom para embalagens. A reciclagem de papel traz benefícios para o ambiente. Uma tonelada de papel reciclado utiliza 64% menos energia, 50% menos água, gera 74% menos poluentes atmosféricos e poupa dezessete árvores.
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A embalagem da PUMA significou a redução de 65% do papel utilizado nas caixas tradicionais. Além disso, foram consumidos cerca de 8,5 mil toneladas de papel a menos e economizados 20 milhões Mega- joules de eletricidade, 1 milhão de litros de combustível e 1 milhão de litros de água.
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Embalagens Responsáveis

Explorar maneiras de utilização da embalagem pode ser uma boa solução para que não seja necessário descartá-la. Esta solução não precisa ser complexa e que gere muitos custos.
Os consumidores estão dispostos a comprar produtos com embalagens sustentáveis, ou seja, com algum diferencial que demonstre preocupação com o ambiente. Dois terços da população preferem embalagens ambientalmente responsáveis e estaria disposta a comprá-las.
Como última parte desta série, veremos mais tendências sobre embalagens, concluindo, enfim, o que é design de embalagem.

Tendências

Há alguns anos pesquiso sobre referências de embalagens. Embora sejam sempre as mesmas, serei fiel aos livros que estou me baseando. Na prática, porém, podemos deixar claro que, ao menos no mercado brasileiro, algumas tendências nunca o deixem de ser. Entretanto, mundo afora, se vê muita coisa sendo feita, exclusivamente quando se fala de embalagens ecologicamente responsáveis, há algum tempo.

Minimalismo

O movimento minimalista começou a ser percebido em meados da década de 60 e se notabilizou por ser um movimento artístico, cultural e científico. Tornou-se, porém, sinônimo de simplicidade e conquistou diversos adeptos até os dias de hoje. Qualquer redução de forma e diminuição de excessos já é considerado minimalista.
Nas embalagens, este conceito é exaltado com bastante frequência muito mais por designers do que consumidores. O segundo, raramente vai ao mercado com uma lista de compras, pelo contrario, rastreia as prateleiras em busca de preços justos e produtos inovadores. Reduzir o estímulo visual em um ambiente poluído e cheio de mensagens pode ser um atrativo. (Claro que o contrário também serve e é por isso que vemos um carnaval nas gôndolas).
Aquele conceito de que menos é mais nunca foi tão aclamado. Por isso, mostrar apenas aquilo que preciso ser visto é uma tendência bastante recorrente.
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Clique aqui para ver mais exemplos

Cores

Devido aos novos processos de impressão e dos programas gráficos mais avançados, as cores representam uma tendência bastante significativa. Além de diferenciar o produtos de uma mesma marca, as cores são a primeira característica observada no ponto-de-venda. A tendência é que as cores sejam cada vez mais exploradas.

Tipografia e simbologia

O uso de tipografia vem ganhando bastante destaque nas embalagens. Baseado no conceito minimalista, a tipografia toma parte da embalagem e substitui imagens ou efeitos. A tendência é que a tipografia seja o principal elo de comunicação entre o produto e o consumidor, que as mensagens sejam traduzidas em palavras, destacando os atributos de forma honesta e direta.
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Retrô

Definição do Wikipédia: “Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.”
Nas novas embalagens, atribuir valores do passado tem se tornado frequente por duas razões: evoca emoções e despertam no consumidor algumas lembranças. Antigamente, os processos de criação e os meios de impressão dificultavam muito o trabalho dos designers, era inevitável que as criações tivessem menos elementos e gastassem menos tinta nas impressões. Portanto, quando se fala em retrô, não se refere apenas a layout, mas também a diversos processos que consagraram uma prática menos prejudicial.

Luxo

Chamadas também de Premium, as embalagens mais luxuosas são desenvolvidas para um público selecionado, porém, também podem abranger a população mais humilde. Menos informação e uma embalagem simples e limpa dão uma inegável impressão de requinte e de organização.
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Ecologia

Por último, mas não menos importante, é novamente a ecologia. Empresas sustentáveis são ecologicamente responsáveis porque se preocupam de forma genuína com o ambiente que os cerca. A tendência é que este conceito seja adotado por diversas empresas na elaboração de suas embalagens. Quando não o fizer, correrá um grande risco de desaparecer, pois o mercado não tolerará mais produtos ambientalmente irresponsáveis. Embora esta não seja uma realidade frequente, designers tentam convencer grandes empresários que o design sustentável pode diminuir custos e otimizar os processos da indústria. O primeiro passo, porém, sempre parte deles.
Muito bem, esse é o último post da série  “O que é design de embalagem”. Para quem se interessar mais pelo assunto, consulte os livros citados que deram origem a essa série, estão bem mais completos e com informações mais relevantes. Não deixe de pesquisar.  Meu objetivo é gerar a curiosidade e incitar a discussão acerca do tema. Em alguns momentos expressei deliberadamente a minha opinião, e, portanto, fui parcial. Cabe a todos ler e formar suas próprias opiniões, discutir, concordar e discordar. A pesquisa e leitura são sempre as melhores formas de adquirir conhecimento, porém, o conhecimento sem prática é nulo. Agora, enfim, podemos questionar e ir além.

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