Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de Julho - Chegada do Homem à Lua

sábado, 20 de julho de 2013

20 de Julho - Chegada do Homem à Lua

O projeto Apollo

O Projeto Apollo, iniciado com o intuito de levar o homem à Lua, começou com o desenvolvimento de um foguete potente o suficiente para colocar uma nave com três tripulantes no caminho da Lua.
Era o foguete Saturno 5, o maior já construído até hoje.
Antes do projeto Apollo os americanos tentavam ultrapassar os russos na corrida espacial com os projetos pioneiros Mercury (naves orbitais de um só tripulante) e Gemini (de dois tripulantes e manobráveis).
Eram preparativos para ganhar tecnologia, experiência e treino para as viagens de maior duração rumo à Lua.
Em outubro de 1968 era lançada a Apollo 7, a primeira missão da série.
Ela apenas orbitou a Terra, testando o equipamento. Em dezembro do mesmo ano veio a Apollo 8 que foi até a Lua e realizou algumas órbitas antes de retornar.
As Apollo 9 e 10 repetiram o caminho e testaram os módulos de comando e de pouso.
O Homem na Lua
Apollo 11 seria a primeira missão destinada a pousar na superfície lunar. Escalados como seus tripulantes estavam o comandante Neil Armstrong, e os astronautas Michael Collins e Edwin Buzz Aldrin.
Em 16 de julho de 1969 a Apollo seria lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, rumo à Lua no caminho já conhecido, mas com o objetivo de fazer descer Armstrong e Aldrin na superfície.
Após efetuarem algumas órbitas no satélite, os dois passaram para o módulo lunar de pouso, batizado de Eagle (Águia). Desacoplaram da Apollo, que ficou em órbita de espera com Collins a bordo.
Armstrong manobrou o módulo até a região de mares Tranquilitatis e pousou em terreno plano. Eram 17h17min (hora de Brasília) de 20 de julho de 1969 quando eles confirmaram o pouso: " Houston. Aqui Base Tranquilidade. A Águia pousou."
Armstrong só desceu do módulo para pisar na Lua às 23h56min (hora de Brasília), numa transmissão ao vivo para todo o planeta Terra (aliás, uma das primeiras transmissões ao vivo por TV em larga escala) para uma audiência até então recorde.
Um pouco depois Aldrin também desceu para ser o segundo homem na Lua.
Ficaram 131 minutos no solo lunar e trouxeram amostras dele, deixando lá alguns equipamentos e uma placa comemorativa. Voltaram ao módulo principal que ficou em órbita e retornaram a Terra em 24 de julho.
Outras naves Apollo estariam na Lua depois: as missões 12, 14, 15, 16 e 17, sempre com três astronautas de cada vez.
Apenas a Apollo 13 teve problemas no caminho de ida e precisou retornar sem pousar na Lua.
Fonte: geocities.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.