Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 02 de Julho - Dia do Bombeiro

terça-feira, 2 de julho de 2013

02 de Julho - Dia do Bombeiro

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
1925
Uma das mais belas façanhas realizadas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, foi a extinção do pavoroso incêndio, ocorrido no mês de fevereiro do ano de 1925, na Ilha do Caju, onde graves prejuízos foram causados, não só em recursos materiais, como também muitos daqueles que, pelas circunstâncias, foram por ele atingidos.
1930
Por determinação do Chefe do Governo Provisório que se instalou após a Revolução de 1930, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros, no dia 15 de dezembro, o Sr. Cel.
Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
1935
Quando da revolução comunista de novembro, os bombeiros enfrentando os riscos das balas do inimigo, subversores da ordem e da paz, combateram entre outros incêndios o do antigo III Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha e o de Campo dos Afonsos, aviação militar; patrulharam ruas da cidade, deram guardas em edifícios públicos, bem como receberam e mantiveram presos rebeldes, além de atender no Hospital da Corporação diversos feridos.
1942
Com a entrada do Brasil na segunda Guerra Mundial, esta Corporação colaborou com as Forças Armadas, treinando turmas especiais de bombeiros civís, voluntários em cursos especializados de defesa passiva, com exercícios, quer durante o dia, quer durante a noite.
1954
Em 2 de abril, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, assinou, referendado pelo Exmo. Sr. Ministro da Justiça e Negócios Interiores, Dr.Tancre do Neves, o Decreto ns 35.309, instituindo o "Dia do Bombeiro Brasileiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndios".
"Verbis".........................................
"Art. 19 - Ficam instituídas, para serem comemoradas anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o "Dia do Bombeiro" a "Sema na de Prevenção Contra Incêndios".
Fonte: www.cbm.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.