Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conhecendo a nova interface do iOS 7

domingo, 16 de junho de 2013

Conhecendo a nova interface do iOS 7

Para encerrar o final de semana, segue este post do Choco La Designer sobre a nova interface do IO7 que acreditamos ser do interesse de muitos de nossos seguidores. Confiram:
Bom, como todos sabem, o iOS 7 foi lançado no dia 10/06, na WWDC – Worldwide Developers Conference, o evento em que a Apple geralmente anuncia suas novidades.ios7-buttons
Já estava claro que o redesign sob o comando do designer Jony Ive trabalharia com a estética do design Flat, e isso gerou uma expectativa muito grande em muita gente, inclusive à mim, que adoro e utilizo esse estilo em vários trabalhos. No entanto, acredito que essa expectativa foi o que acarretou na minha frustração após ver o novo visual do iOS 7. Alguns detalhes não me agradaram muito.
O que muita gente têm comentado é a questão dos botões possuírem um degradê um pouco estranho. Mas acredito que isso nem é tão ruim se comparado ao fato de que alguns botões são flat e outros têm esse degradê. Será que essa inconsistência é proposital? É justificável?
Na imagem acima podemos ver que os botões de calendário, contatos, relógio, mapas, agenda, calculadora, banca e bússola são flat enquanto todos os outros possuem um degradê saturado ou um degradê suave.
Bye bye Skeumorphism
A Apple resolveu deixar de lado o uso das analogias com o mundo real em seus Apps para adotar a estética minimalista do Flat Design, trilhando o mesmo caminho de diversas outras marcas. Essa talvez tenha sido a mudança mais significativa na nova versão, mas de longe a mais atrativa.
Novas funcionalidades
Talvez as novas funcionalidades sejam as coisas mais interessantes da nova versão, já que o design não surpreendeu tanto.

Central de Controle
Permite que você ligue ou desligue o modo Avião, Wi-Fi, Bluetooth, e a função “não perturbe”. Além de permitir bloquear a orientação da tela ou ajustar o seu brilho. Reproduzir, pausar ou pular uma música. Ligar o dispositivo AirPlay. E acessar rapidamente a sua lanterna, cronômetro, calculadora, e câmera.
central-de-controle
Central de Notificação
Esse recurso perdeu seu visual escuro e texturizado para algo um pouco mais claro, mas não tanto. Um novo recurso chamado “Hoje” vai mostrar algumas coisas sobre como será o dia.
central-de-notificacao

Multitarefa
Sabe quando você aperta duas vezes no botão Home e os aplicativos em uso são mostrados? Então, o Multitarefa é basicamente a mesma coisa mas com uma interface diferente. A novidade aqui é que as atualizações não drenarão tanto a carga da sua bateria porque elas só serão mostradas em horários favoráveis.
multitarefa
Câmera
Agora é possível adicionar filtros às suas fotos, do mesmo jeitinho que você faz no Instagram. Ótimo.
camera
AirDrop
Serviço de compartilhamento que facilita o envio de arquivos para pessoas que estão próximas a você. Basta selecionar o dispositivo para quem você quer transferir o arquivo e pronto. Ele utiliza Wi-Fi ou Bluetooth para fazer a transferência, que é criptografada e segura.
airdrop

iTunes Radio
Quando comprei meu iPhone fique frustrado por não ser possível ouvir as estações de rádio que eu costumava ouvir no meu Samsung antigão, e mesmo ainda não sendo possível com o iTunes Radio, pelo menos teremos a possibilidade de escutar várias estações gratuitas do iTunes.
i-tunes-radio
Conclusão
Assim como muitas pessoas, eu esperava algo completamente diferente do que foi apresentado. Na minha imaginação seria algo mais conciso, mais consistente e mais atraente em todos os aspectos.
Em se tratando de funcionalidades, eu até gostei das adições e mudanças que ocorreram em alguns aplicativos, mas sou daqueles que não consegue enxergar algo funcional quando o design não é atraente. Vocês podem atirar pedras em mim, mas acredito que design não é apenas funcionalidade, é a junção de coisas bonitas e atrativas com coisas que funcionam e são usáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.