Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: As Vantagens das Embalagens com Papel Cartão

segunda-feira, 3 de junho de 2013

As Vantagens das Embalagens com Papel Cartão

Ao longo de sua história, a humanidade descobriu materiais como o vidro, o aço e o papel que se tornaram tradicionais e já existem a centenas ou milhares de anos. Mas mesmo que tradicionais, tendem a ceder parte de seu espaço aos novos produtos e tecnologias que vão surgindo. 


É parte de um processo natural dentro da dinâmica evolutiva da indústria, aonde diversos materiais vão surgindo e ocupando posições, alternando-se no âmbito das várias categorias de outros produtos, principalmente no setor gráfico.

Neste contexto, percebemos que, somadas, as embalagens de papel, papel cartão e papelão ainda são predominantes em participação na totalidade das embalagens produzidas no nosso país. Isto acontece por várias razões, começando pelo simples fato  desta matéria prima ser produzida aqui em qualidade e quantidade suficiente, pois o Brasil é um dos grandes exportadores mundiais de papel, graças ao modo de produção adotado no país, a partir de florestas 100% cultivadas.


Além de todas as florestas nacionais dedicadas à produção de papel serem plantadas, elas têm certificação internacional, o que garante um manejo florestal da melhor qualidade e aceitação no mercado.

Este aspecto é o ponto fundamental que mantêm a indústria gráfica que temos espalhada por todo o país a pleno vapor e o que garante fácil acesso das empresas a este tipo de embalagem. A forte presença da indústria gráfica e o conhecimento, acumulado por elas, das tecnologias de produção de embalagens de papel cartão ao longo de décadas fazem com que as pequenas e médias empresas se beneficiem desta tecnologia e da facilidade de acesso à sua utilização, que não exige investimentos em moldes caros, e ainda permite pequenas tiragens e envase simplificado.

A qualidade da impressão é outro ponto forte das embalagens de papel cartão, pois, além da qualidade das cores e imagens, a impressão pode ser combinada com vernizes, relevos e outros recursos gráficos que resultam em embalagens bonitas e expressivas.


Todos estes fatores juntos garantem a participação atual destas embalagens, mas o que vai garantir seu futuro são o design e a composição com outros materiais.

A flexibilidade de se trabalhar com papel e as possibilidades de designs são infinitas e propiciam novas perspectivas, formatos diferenciados, exclusivos e inovadores, criando soluções eficientes na competição de mercado.



O resultado final é uma combinação das formas diferenciadas com a alta qualidade de impressão o que resulta em embalagens mais competitivas, atraentes e a um custo satisfatório.

Embora o papel seja uma matéria prima milenar, ainda há muito a ser explorado de seu total potencial e as expressivas inovações tecnológicas de aplicações de novas tintas, vernizes e outros materiais que o valorizam, o tornam um produto único e incomparável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.