Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Os tipos de acabamento mais comuns de uma gráfica

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os tipos de acabamento mais comuns de uma gráfica


acabamento - verniz localizadoExistem vários distribuidores gráficos fornecendo produtos padrões. Estes fornecedores oferecem alguns tipos de acabamento para seu público. Porém, os leigos não conseguem diferenciar bem como são estes acabamentos. Irei neste post explicar quais são estes acabamentos.

O tipo de acabamento mais comum é o refile ou corte. Necessariamente seu material deverá ser cortado, não sendo nem citado nos orçamentos.

Mas existem muitos outros acabamentos que são opcionais e podem estar disponíveis para o cliente.

Os principais são:
  1. Laminação (brilho)
  2. Verniz
  3. Laminação fosca
  4. Verniz UV localizado
  5. Vinco
  6. Dobra
  7. Corte e vinco
  8. Bordas arredondadas
  9. Montagem revista
  10. Numeração
  11. Bloco
  12. Talão
Agora vamos explicar cada um deles:

Laminação

Este acabamento pode ser aplicado em produtos com papel grosso. Normalmente é usado em cartões, postais e folhinhas.

Na laminação aplica-se um filme plástico sobre o papel usando uma mescla de cola e calor.

A camada plástica não pode ser retirada após a aplicação. Se tentarmos fazer, perde-se um pedaço de impressão e até do papel.

A vantagem do método é o aumento da durabilidade do impresso e um acabamento de brilho na impressão, realçando as cores. Pode ser feito em ambas as faces.

A desvantagem é que pode curvar o cartão, pois as características térmicas do plástico e do papel são diferentes, provocando uma tensão entre os mesmos.

É aplicado numa máquina separada da máquina offset.

Verniz

acabamento - laminaçãoO verniz tem a mesma função da laminação, sendo usado normalmente ou um ou outro. Sua função básica é proteger o impresso e dar brilho.
Pode ser aplicada tanto separada da impressão quanto em linha na própria máquina offset.
É um tipo de acabamento que pode ser usado em produtos de baixa gramatura (panfletos, folders) até nos de alta gramatura (cartões, postais, etc).
Basicamente trata-se da aplicação de uma tinta transparente de alto brilho (verniz) usando a mesma técnica da impressão.
O resultado é muito mais bonito, porém tende a ser menos durável. O impacto inicial é bem melhor que a laminação.
O ponto positivo é a beleza do impresso. A negativa é a durabilidade um pouco inferior a laminação.
No vídeo deste link aqui você pode ver uma máquina aplicando verniz UV.

Laminação fosca

É muito similar a laminação comum. Só que não apresenta brilho e tem toque com característica aveludada. A sensação táctil é muito boa.

É usado basicamente para proteger o impresso e dar uma sensação táctil ao impresso.
Usa-se os mesmos equipamentos citados na laminação brilho. Tem alto custo de produção.

Verniz UV localizado

Este processo é usado normalmente associado a laminação fosca.
Neste acabamento, usa-se o silk-screem para aplicar verniz somente nas áreas escolhidas.
Como resultado, tem-se um produto (sempre material grosso) com o toque da laminação fosca e o brilho somente nas partes selecionadas.
Um recurso muito interessante é usar o verniz como parte do design, brilhando onde não há nada impresso, trazendo informação a medida que se mexe com o cartão.
Por ser de aplicação quase sempre manual, o custo é muito alto.
Os produtos top de linha do mercado são oferecidos com laminação fosca e verniz UV localizado.

Vinco

O vinco é a marcação do papel para futura dobra.
Pode ser automatizado, tendo um custo baixo. É muito usado nos folders para serem dobrados pelo cliente à medida que forem usados e em postais.

acabamento - corte e vincoDobra

É um acabamento menos comum, pois aumenta muito o volume dos pacotes.
Este acabamento pode ser feito automatizado nos papéis finos, mas geralmente precisa ser feito manualmente, após ser feito o vinco, nos papéis mais grossos.
É usado nos mesmos produtos que no vinco, principalmente quando o cliente não quer ter o trabalho da dobra, mas isto aumenta o custo do serviço.

Corte e vinco

É um acabamento feito posteriormente a impressão e refile, em equipamento a parte, visando produzir trabalhos personalizados.

Os maiores distribuidores têm oferecido este tipo de acabamento a custo relativamente baixo, conseguindo usar uma mesma faca para um grupo de clientes.

Na gráfica tradicional a faca era cobrada a parte com alto custo. Hoje, nestes distribuidores, o valor da faca é rateado ente todos os clientes, fazendo despencar o custo. Porém existem algumas limitações que precisam ser respeitadas.

Bordas arredondadas

acabamento - alceadeiraQuando o efeito que se quer com o corte e vinco são apenas as bordas arredondadas, não é necessário confeccionar facas. Existem no mercado equipamentos próprios para aplicar esse efeito, a custo baixo.

Alguns distribuidores inclusive oferecem este serviço gratuitamente, afetando apenas o tempo de entrega do serviço.

Vale ressaltar que podemos arredondar de 1 a 4 quinas do trabalho pelo mesmo custo, permitindo uma grande quantidade de resultados.

Montagem de revistas

Conheço poucos distribuidores que oferecem este serviço.
Neste acabamento pega-se diversas folhas impressas e monta-se em forma de revista, alceando as páginas, grampeando no local certo e dobrando a revista no meio.

É um acabamento ainda caro e só é feito geralmente com material rodado na própria gráfica.

Usualmente, os distribuidores que oferecem este serviço tem um custo de impressão ligeiramente maior e oferecem a montagem a preços módicos.

É sem dúvida um grande diferencial de mercado, porém são serviços bastante caros para revenda. 

Veja aqui como ela funciona.

Numeração

Pouquíssimos distribuidores oferecem a numeração.
Normalmente não diferem muito de valor do que é oferecido pelas gráficas tradicionais.

Como é um serviço, hoje, pouco procurado, geralmente não está nas listas de preços dos distribuidores, devendo ser pedidos e cotados a parte.

Bloco

Este é um acabamento simples, pouco oferecido pelos distribuidores gráficos. Alguns deles, detectando o nicho de mercado, oferecem impressão colorida em papel comum e entregam em blocos, direcionando o produto para atender profissionais liberais (dentistas, advogados, médicos, etc). Com certeza é um grande diferencial explorado por poucos fabricantes.

Talão

Tal qual a numeração, devem ser sempre pedidos a parte. Raramente aparecem na lista dos grandes distribuidores. Nele aplica-se a numeração, picota-se algumas vias, alceia-se montando jogos de várias vias, cola-se a borda e aplica-se grampos.

As gráficas tradicionais viveram basicamente de talões por muitos anos. Com o fim das notas fiscais este serviço vem perdendo espaço.

Conclusão

O cliente, comumente, busca apenas a impressão dos trabalhos, sem prestar atenção nos tipos de acabamento. As vantagens de oferecer estas personalizações e acabamentos, aos seus clientes, é muito grande.

Ao escolher seu distribuidor, não compare apenas o preço dos impressos. Preste atenção nos tipos de acabamentos oferecidos.
Fonte: CardQuali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.