Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Noções sobre interação de imagem e texto

sábado, 4 de maio de 2013

Noções sobre interação de imagem e texto

Hoje falaremos sobre interação entre imagem e texto em projetos gráficos e para tanto, veremos alguns exemplos pertinentes a eles.

Nem sempre é fácil incorporar o texto nas ilustrações sem que o contraste desses distintos elementos incomode. Um pode parecer deslocado perto do outro ou ambos podem exercer pesos conflitantes que resultam em um ruído visual nada agradável. Mas como evitar isso e fazer com que tipografia e imagem sejam “formalmente congruentes” (como diz Timothy Samara no seu Guia de Design Editorial)?

Há diversos modos de se conseguir este resultado, por exemplo, relacionando-se escalas tonais de textura ou alinhamentos presentes na tipografia e na imagem, a fim de criar conexões visuais. Ou, ainda, utilizar o contraste, sem exageros, das características formais opostas de cada elemento e assim, os tornar “mais claramente identificáveis e reconhecíveis” (palavras de Timothy Samara, novamente).

Neville Brody para a revista Arena omme + magazine. Os textos são incorporadas na imagem por causa de alinhamentos semelhantes. Na primeira, as colunas estreitas e verticais imitam o ritmo visual que as fotos de pessoas produzem. Na segunda, além disso, o texto reproduz algumas formas, por exemplo, o cabideiro, criando ainda mais conexões visuais.
Na imagem acima, características opostas entre tipografia e imagem presentes na capa da revista Blue, por David Carson. Enquanto o texto está em cor saturada e brilhante, a imagem está em tons pálidos e envelhecidos. Simultaneamente, o braço do modelo da foto estabelece uma conexão visual com o “l” do nome da revista, equilibrando, assim, o contraste das cores.
O ideal é que texto e imagem se completem em um todo harmônico. O designer Josep Kelava faz isso parecer bem simples através de composições onde há uma interação, quase ativa, dos caracteres com as ilustrações. O texto é imagem e sem ele parece que as imagens cairiam, como se ele funcionasse como suporte. Os elementos se atravessam criando um espaço com planos e profundidades inseparáveis. Nesses projetos o contraste dos elementos é muito bem utilizado, agregando interesse à peça.
1
2
3
4
5
6
A ilustradora e designer Tricia Kleinot consegue um ótimo resultado com textos mesclados nas imagens. Ora faz deles a textura, ora segue o ritmo e volume das ilustrações. No fim, consegue um resultado rico nos detalhes, onde os elementos se juntam para formar algo maior.
115411
grayarea_tk_2_975
74728

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.