Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A proatividade e o profissional do futuro

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A proatividade e o profissional do futuro



Estampado nas descrições de currículos como habilidade ou diferencial, todo profissional que almeja uma colocação no mercado de trabalho se intitula proativo. Partiremos do conceito, pois acredito que conhecer a essência das coisas é o diferencial para saber aplicá-las da melhor forma.

Por definição, proatividade é a capacidade de se antecipar às situações, necessidades e problemas futuros. Bom, temos dessa forma alguns fatores para analisar:
  1. Antecipação: Este deve ser inerente a todos os profissionais, em especial aos de comunicação e marketing;
  2. Planejamento: Todo trabalho, projeto, evento ou qualquer outra execução embasada no planejamento estará mais propensa ao sucesso por estar mais coerente;
  3. Iniciativa: Arriscar também pode garantir resultados. Ter iniciativa é fundamental para conquistar as oportunidades no mercado.
Interessante como os fatores acima citados se entrelaçam, estão interligados. O ambiente de trabalho com todas as revoluções tecnológicas e sociais necessita de especialistas com o diferencial da multitarefa. Não vale apenas ser bom em algo, mas ser bom em todo o ciclo de atividades que envolve seu trabalho.
Vamos transportar esse conceito para a realidade das empresas. Quem realiza o briefing da tarefa precisa saber dos detalhes que envolvem sua execução. Por exemplo, o atendimento de uma agência (setor) será diferenciado se conseguir entender os pormenores da criação, das redes sociais, da parte multimídia, das campanhas de search marketing, e por aí vai.

E onde entra a proatividade? Ser multitarefa exige conhecimento prévio. As empresas não especificam esse pré-requisito para a vaga, mas sendo proativo (antecipando os acontecimentos), você estará apto a exercer a função por possuir conhecimento em várias áreas e setores.

Já foi muito abordado em toda a web as gerações “X”, “Y” e “Z”. Atribuímos à última qualidades de alto dinamismo e versatilidade, características adquiridas por indivíduos antenados e altamente participativos, vários itens determinantes para qualificar a proatividade.

Como em muitos modelos acadêmicos isso não é trabalhado como condição básica, mas como diferencial, devemos manter esse atributo como condição primária nas nossas carreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.