Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A aplicação de relevo em embalagens de papel‑cartão

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A aplicação de relevo em embalagens de papel‑cartão

Armazenamento e transporte do produto. Estas foram por muito tempo as principais funções das embalagens em papel-​­cartão. Porém, em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário que sejam criados atrativos para facilitar a venda do produto, agregando mais beleza e enobrecendo a embalagem. Podemos citar diversos acabamentos especiais, como laminações, vernizes especiais, aplicação de hot stamping e de relevo.



O efeito de relevo é obtido através do processo de estampagem de dobra, que consiste no uso de punção e matriz, popularmente conhecidos no meio gráfico como clichês macho e fêmea. Através do uso dessas peças é possível obter o efeito de alto ou baixo relevo e até mesmo múltiplos níveis, dependendo do processo de gravação utilizado.

O processo químico de gravação é o mais conhecido e utilizado, por conta da melhor relação custo/benefício e menor tempo de execução quando comparado ao processo de usinagem por fresamento. Este, por sua vez, demanda maior tempo de execução, mas permite a criação de efeitos de relevos mais complexos e elaborados.

De maneira geral é possível exemplificar de maneira simples o processo de aplicação de relevo com clichês.

Inicialmente a aplicação do relevo era feita separadamente do processo de corte e vinco; contudo, com a necessidade de otimização da produção, foi desenvolvido o sistema de fixação das matrizes de relevo acopladas nas facas gráficas para corte e vinco, tornando o processo muito mais rápido e barato, provocando a popularização deste tipo de acabamento.

É importante também destacar a impressão de textos em braile através desse processo, atendendo às resoluções normativas ao possibilitar que pessoas com necessidades visuais especiais possam ter informações sobre os produtos que estão adquirindo.

Uma dessas matrizes é capaz de gerar até 250.000 impressões, sendo necessária uma substituição após essa tiragem, uma vez que o desgaste pode comprometer o efeito de relevo.

Diversos fatores podem interferir na aplicação do relevo. Os principais são:
Espessura incorreta dos clichês ou dos blocos da faca onde eles são fixados, causando falha do relevo ou ruptura do substrato.
Pouca profundidade na gravação dos clichês, impedindo que seja alcançada a máxima altura.

Proximidade entre área de relevo e lâminas da faca.
Fixação incorreta dos clichês na faca, provocada pelo po­si­cio­na­men­to incorreto dos furos de fixação, causando o empenamento e, em casos extremos, a quebra das peças.


  
De maneira geral, o desenvolvimento das matrizes é feito levando-se em conta os dados dimensionais do painel onde será aplicado o relevo, as características da arte e do substrato para que as devidas compensações sejam efetuadas e ocorra o perfeito fechamento do ferramental acoplado ao sistema.

Ao longo desses anos em que acompanho e desenvolvo projetos de relevo voltados para os mercados calçadista, far­ma­cêu­ti­co, cosmético, tabagista e outros, cheguei à conclusão de que, mesmo com o avanço da tecnologia dos equipamentos e desenvolvimento de novos processos, a ex­pe­riên­cia do operador de corte e vinco mostra-se como um dos principais fatores para que se obtenha o melhor resultado na aplicação do relevo, pois, em determinadas si­tua­ções, é necessário que se façam calços para nivelar, aumentar o efeito de relevo ou até mesmo que os blocos onde os clichês são fixados sejam desbastados para evitar a ruptura do substrato.

Erick Bernardo é gestor de desenvolvimento e produção da Bronz’Art Clicheria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.